17 cores bonitas para pintar as paredes da sua casa

De qual cor devo pintar a parede de um cômodo para ampliar o ambiente? A primeira resposta que nos ocorre é o branco, a escolha mais óbvia, mas não a única. Existem outras tonalidades que podem dar um novo visual à sua casa, aumentando a sensação de espaço.

A sala é o cômodo da casa onde grande parte das famílias passa a maior parte do tempo, um dos principais locais de convivência da casa, sendo também bastante utilizado para descansar, assistir televisão, conversar e comer. Por ser um ambiente bastante utilizado, ter as paredes da sala pintadas com uma cor adequada é essencial para que encontremos nesta área um oásis de calma e de bem-estar, um ambiente que seja acolhedor e agradável.

O quarto é o segundo ambiente mais utilizado em uma casa, e deve conferir além de conforto, a personalidade de quem o habita. A seguir, vamos mostrar exemplos de decoração e de combinações de cores interessantes para pintar a sua sala. Confira:

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

1. Cinza e branco

Fonte: www.homify.com

 

O cinza e o branco conferem uma combinação clássica e atemporal que se harmoniza tanto com os espaços modernos, como tradicionais. Ao usar tons neutros, você pode optar por introduzir toques de cor através de acessórios, como poltronas, almofadas, luminárias e quadros. Para gerar uma percepção de um espaço mais amplo, mantenha os móveis no mesmo tom que as paredes, isso vai gerar uma coesão visual e parecerá que a sala é maior.

 

2. Paredes turquesa e verde azulado

 
 
 

Nesta sala, apenas algumas paredes aparecem pintadas em cores mais fortes. São paredes que materializam pontos estratégicos no espaço e que surgem como um statement(uma afirmação) na decoração. Podemos ver estas superfícies, pintadas de uma cor distinta, como sendo uma separação visual ou um ponto que chama a atenção. Isto funciona especialmente bem numa sala pequena, pois dá a ilusão de que o lugar é mais amplo do que realmente é. 

Se tem dúvidas sobre a cor adequada, consulte um profissional. Neste caso, um arquiteto de interiores pode orientá-lo e trazer várias referências e propostas em relação à escolha do tom perfeito.

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

3. Vermelho vivo 

Fonte: www.homify.com 

 

Para as pessoas que gostam de ousar um pouco mais, o vermelho é a cor ideal, já que essa cor tem o poder de assegurar uma energia imediata ao ambiente. O ideal é, porém, equilibrá-lo com móveis e detalhes em branco para criar um contraste e não pesar. Procure sempre pintar o teto com uma cor mais clara do que as paredes, assim ele vai parecer mais alto e, consequentemente, o espaço parecerá maior.

 

4. Pintura bege e textura de madeira 

Fonte: www.homify.com

 

Uma boa maneira de dar dimensão às paredes é jogando com as texturas. Neste caso, vemos uma combinação entre o bege, um tom neutro por excelência, e uma parte da parede, por detrás do sofá, coberta por um papel de parede que imita madeira.

 

5. Detalhes sobre o fundo branco

 
  
 

O branco sempre será uma boa escolha para espaços pequenos e nunca sai de mora. Você pode acrescentar adesivos decorativos para paredes, quadros, vinis ou objetos afetivos para trazer vida para o ambiente, sem deixar de ter a sua cara. 

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

6. Azul marinho

 
 
  

Muito se diz sobre o risco de usar cores escuras nos espaços. Mas, quando bem aplicadas, podem trazer um resultado encantador. Adoramos esta combinação de azul-marinho com toques em amarelo e branco. Por vezes, uma cor pode ter um efeito tão surpreendente e distinto que nos faz esquecer o tamanho do espaço em si. 

Para não sobrecarregar o ambiente, a dica é escolher móveis em tons neutros, como o bege, branco, off white ou nude.

 

7. Verde-limão

 
 
  

Se você mora numa região quente e a sua sala tem uma boa luz natural, pode optar por um toque tropical com uma parede verde limão. Funciona muito bem para casas de praia ou apartamentos localizados em cidades litorâneas. Neste projeto, apreciamos a ideia de combinar o verde com os azulejos coloridos.

 

8. Branco sobre branco

 
 
  

Se vai escolher o branco, pode enveredar por uma abordagem monocromática que se estenda do piso e percorra as paredes, móveis, cortinas e teto. E assim se obtém um espaço cheio de luz que respira amplitude. Escolha apenas alguns poucos objetos para contrastar com o ambiente e terá um resultado belo e inspirador!

 

9. Cor de vinho

 
  
 

A cor de vinho é uma boa escolha para utilizar em um ponto específico, criando uma parede contrastante. É uma cor elegante que fica maravilhosamente bem com móveis de cores neutra e madeira de tons claros. Nesse ambiente, a amplitude do ambiente ficou ainda maior por conta do pé direito alto, mas é possível conseguir esse resultado em ambientes menores também.

Se você está precisando de Tintas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira no nosso site.

 

10. Os tons pastel

 
  
 

Os tons pastel são os grandes protagonistas nas mais recentes propostas de decoração. Podem aparecer nos quadros e repetir-se no resto do espaço, elevando a decoração.

11. Geométrico

 
 
 
Além da sala, o quarto é outro cômodo na qual se pode usar a sua criatividade e imaginação em relação às cores das paredes. Neste exemplo, da imagem acima, vemos uma parede diferente e bastante original que combina diversos tons de azul, formando diferentes formas geométricas.

12. Azul acinzentado

 
 
 
Azul? Cinzento? Não sabe qual escolher? Então opte por uma cor intermédia, tal como esta parede. Se ficou pesado, opte por objetos de decoração coloridos. Nessa sala, vemos as poltronas nas cores amarela e roxo e sofá em cor neutra para equilibrar com o tom mais escuro da parede e iluminar o ambiente. Além disso, o teto branco com desenhos em gesso tornou o ambiente eclético e rico em detalhes. 

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

 

13. Verde água

 
 
 
Verde clarinho. Verde água. Esta cor virou tendência no vestuário e estende-se à decoração. É uma excelente alternativa como cor para sala de estar e traz um frescor e uma sensação de bem-estar e bom gosto.

Os profissionais optaram por mesclar o verde água com a cor branca, que combinou perfeitamente com o chão de madeira. O ambiente é luminoso e tão acolhedor. Onde há verde, há esperança!

 

14. Verde escuro

 
 
 

O verde é visto como a cor da esperança, mas também representa a vida e o crescimento. É a cor da natureza que nos faz sentir renovados e relaxados. Por isso, a cor verde é muito bem-vinda tanto a uma sala de estar como a um quarto.

Se optar por um verde mais escuro, como o do exemplo, pode escolher não pintar todas as paredes dessa cor ou até  misturá-la com tons mais claros, como um branco ou um bege, de forma a não pesar muito o ambiente. 

Neste caso, a parede verdefuncionou muito bem, permitiu realçar o mobiliário claro da sala. Os dois quadros também contrastaram lindamente nesta parede colorida. 

 

15. Amarelo como o sol

 
 
 

Está planejando criar um ambiente cheio de luz? Quer criar um ambiente colorido e cheio de vida? Então o amarelo é uma excelente opção. Esta cor ajuda a realçar as outras, principalmente os tons escuros. 

As combinações mais seguras e suaves são feitas com as cores análogas, ou seja, cores que estejam lado a lado no círculo cromático, tal como o laranja, o verde e o azul. A harmonia com cores análogas cria sempre uma mistura menos contrastante, mas muito agradável visualmente. Nesse caso, o amarelo combinou muito bem com o tom da madeira e das pedras, trazendo um ar aconchegante e caloroso pra sala de estar.

 

16. Roxo

 
 
 
As cores para sala de estar podem ser bastante variadas e diferentes, tudo depende do ambiente que você pretende criar, além do seu estilo e gosto pessoal. Se for uma pessoa mais extrovertida, ousada, que gosta de arriscar e que não aprecia tanto assim tons neutros, apostará com certeza cores mais fortes e distintas. O roxo pode ser uma opção de cor para a sua casa, mas não tem necessariamente de ser numa tonalidade escura, pode ser lilás ou lavanda, assumindo um ambiente mais romântico e uma atmosfera de tranquilidade.

Curiosamente, no passado a cor roxa era tão cara e difícil de ser produzida que só podia ser usada pela realeza, por isso até hoje associamos o roxo à riqueza, luxo e extravagância.

 

17. Nude

 
 
 

Bastante apropriada pela moda e pelos cosméticos, o tom nude é perfeito para ambientes com um estilo de decoração mais clássico e neutro. Esta cor tem a vantagem de combinar facilmente com outros tons, além de nunca sair de moda graças à sua versatilidade. Paredes de cor bege e tetos brancos são também muito comum em decoração de casas portuguesas. Nessa sala, o contraste ficou por conta da poltrona, da luminária em tom escuro e da almofada estampada.

 

(via Homify)