A importância da areia e pedra na construção civil

A areia e pedra são materiais essenciais em qualquer construção. Usadas em várias etapas, desde as fundações até as coberturas passando pela estrutura, vedações e acabamentos.

Para cada finalidade deve ser escolhido um tipo de areia ou pedra, variando a granulometria e a pureza do material. A areia nada mais é do que a parte miúda resultado da degradação de rochas. Essa desagregação pode ser causada por processos naturais ou através de processos mecanizados para britagem de rochas.

Procurando por Areia e Pedra em Sorocaba? Confira:

No Brasil a areia e pedra (rocha britada) são chamados também de agregados para a construção civil, pois identificam um segmento do setor mineral que produz matéria-prima mineral de emprego imediato na indústria da construção civil. A Associação brasileira de normas técnicas fixa as características exigíveis na recepção e produção de agregados, miúdos e graúdos, de origem natural.

Qualquer material de pequena granulometria, ou até cinco milímetros de tamanho, são chamados de areia. A partir dessa medida são chamados de pedra. As pedras são resultados da desagregação de rochas, assim como a areia, e no processo de britagem forma a pedra britada. Todos esses elementos são usados para levantamento de paredes e acabamentos.

AREIA

A areia é dividida entre fina, média e grossa:

A areia fina possui grãos de 0,05 a 0,42 mm - utilizada em acabamentos e pinturas;

A areia média com grãos entre 0,42 a 2 mm - são usadas na preparação de massa e assentamento de tijolos;

A areia grossa com diâmetro entre 2 a 4 mm - usada para preparar o concreto.

Veja algumas dicas para escolher e comprar areia de qualidade:

O concreto pode usar areia grossa, média ou fina. Porém, areias finas podem conter um teor excessivo de outros compostos o que pode causar sérios danos à qualidade do concreto.

A cor da areia pode ser branca, avermelhada ou amarelada. O fato, em si, não é importante e diz respeito apenas ao tipo da rocha mãe. É preciso apenas observar se a cor não está vindo de impurezas como, por exemplo, excesso de solo.

Areia escura pode indicar presença de produtos estranhos. Nesses casos tente lavar e, caso não resolva o problema, faça o teste da decantação: misture um pouco de areia a uma boa quantidade de água e deixe em repouso. Depois de completada a decantação, a areia ficará no fundo e os materiais estranhos acima dela.

Para fazer argamassas finas peneira-se a areia média ou fina,para retirar os grãos maiores. O peneiramento pode ser manual ou com máquinas.

Para argamassa de assentamento de tijolos, usa-se areia grossa ou média. Para chapisco, usa-se areia fina ou média.

Procurando por Areia e Pedra em Sorocaba? Confira:

PEDRA

A classificação das pedras é feita basicamente pelo seu diâmetro, sendo que suas modalidades variam. Veja a seguir uma classificação corrente:

No mercado de materiais de construção é fácil encontrar as pedras ou agregado graúdo já devidamente classificado, ou seja, pedrisco, pedra 1, pedra 2 e matacões. A brita misturada -– ou seja, não classificada -- é chamada de “bica corrida" e só deve ser usada em concreto onde a qualidade e resistência não seja tão importante como, por exemplo, em contrapisos ou muros de arrimo, que usa concreto ciclópico, onde o que importa é mais o peso da estrutura do que a resistência à tração do concreto.

Procurando por Areia e Pedra em Sorocaba? Confira:

TIPOS DE PEDRAS E SUA UTILIZAÇÃO

Além da sua função essencial na construção civil, as pedras também são usadas na etapa de acabamento e decoração do imóvel. Confira as opções mais utilizadas na construção e suas indicações:

Granito – utilizado na execução de pias, bancadas, lavatórios, revestimentos de fachadas, lareiras, soleiras, rodapés e peitoris. Pode conter diferentes tipos de acabamento: polido, bruto, levigado, jateado, flameado e apicoado. Atenção: os vermelhos e pretos são mais resistentes que os cinzas.

Mármores – indicado para pisos, escadas de baixo tráfego (residencial), soleiras e peitoris (sem exposição às intempéries), lavatórios, bordas de banheira, aparadores, mesas e paredes internas. Assim como o granito, o mármore também pode receber os acabamentos polido, bruto, levigado, jateado, flameado e apicoado. Alguns destes tornam o produto antiderrapante.

Basalto, Miracema, Goiás, São Tomé, Seixo Rolado, Mosaico Português e Ardósia – usadas tanto em revestimentos de paredes, quanto em pisos. De forma geral, são recomendadas para áreas externas.