A importância do 3D nos projetos de arquitetura

A volumetria na construção civil é o conjunto das dimensões que determinam o volume de uma construção, agregados, da terra retirada ou colocada no terreno, ou seja, a obra pronta. Para mostrar uma simulação da obra ou volumetria, os arquitetos usam o 3D. Entenda como essa ferramenta pode ajudar na construção civil.

A volumetria consiste na visualização final da residência ou da obra, como formato, cores que ela terá. Durante o projeto é possível chegar em uma definição para que não haja surpresas depois que a obra estiver pronta. "Cabe a nós profissionais mostrar o trabalho final para o cliente, dessa forma ele consegue enxergar a casa final, para isso é usada a ferramenta 3D", comenta a arquiteta Edivania Rocha.

O revestimento 3D atua na volumetria do ambiente, com uma ideia de aumento de espaço, o que pode ser obtido também com a integração de elementos decorativos, fundamentais para novas percepções dos cômodos.

O 3D é muito útil para arquitetura, pois com esse recurso, o cliente consegue visualizar a obra final, além das texturas, cores, pilares, janelas, tipos de telha, e até paisagismo é possível colocar no 3D, ou seja, tudo que a casa possuir no projeto. Com o recurso do 3D em mão o cliente pode pensar em alterações que gostaria de fazer na obra para que fique ainda mais no seu agrado. E isso é possível de ser feito antes de finalizar a obra.

O leigo, em geral, tem uma dificuldade grande na compreensão de um projeto de arquitetura. Na realidade, por mais que o arquiteto explique como vai ser o projeto e até mesmo mostre fotos ou obras com elementos "parecidos" aos utilizados, o cliente não consegue materializar em sua mente o seu empreendimento. Para o cliente, principalmente aquele que está construindo uma casa, é muito mais negócio gastar na fase de projeto, exigindo uma visualização do projeto do que gastar em uma reforma ou mesmo ter que conviver indefinidamente com algo que não o agradou.

Para o empreiteiro também é muito importante ter essas maquetes eletrônicas ou 3D em mãos, pois dessa maneira ele saberá conduzir sua equipe para entregar o que foi projetado para o cliente.