Aquecedores: a gás, elétrico, ou solar qual escolher?

Nesse artigo, falaremos sobre o responsável por fazer a felicidade de muitos invernos, o aquecedor de água, muitos são os tipos de aquecedores disponíveis, uma grande variedade de marcas e sistemas de aquecimento são encontrados no mercado, como falamos neste post.

Mas qual é o melhor aquecedor para sua necessidade? Qual tipo de aquecedor se adequa mais a sua obra ou construção?

Para tentar esclarecer melhor e te ajudar nesta escolha, falaremos sobre os 3 principais tipos de aquecedores de água do mercado, o aquecedor a gás, aquecedor elétrico e o aquecedor solar.

Procurando por Aquecedores em Sorocaba? Confira:

AQUECEDORES A GÁS

Os aquecedores a gás são uma opção muito popular principalmente fora do Brasil, para o aquecimento de água, eles proporcionam aquecimento de água com economia de energia, a água quente é distribuída pela casa podendo ser usada não só em chuveiros, mas qualquer outro mecanismo de água como torneiras por exemplo, com ótima pressão.

Aquecedores a gás domésticos são divididos em duas categorias ou tipos, aquecedores domésticos por acumulação e aquecedores domésticos por passagem.

Nos aquecedores domésticos por passagem a água passa por uma serpentina que está em torno de um sistema de combustão o que faz com que a água aqueça aos poucos, ou seja você não vai ter sua água quente na hora, é preciso ligar um pouco antes para usar a potência máxima do aquecimento por exemplo.

Já no aquecedor por acumulação você possui um reservatório de água quente, o sistema é basicamente o mesmo do aquecedor por passagem, a água também passa por uma serpentina que está em torno de um sistema de combustão, contudo ao sair da serpentina ela vai para boilers que armazenam a água quente, geralmente localizados em forros, com isso você tem água quente assim que precisar dela.

 

PORQUE OPTAR POR AQUECEDORES A GÁS


Os aquecedores a gás são de fato mais caros na instalação, existe a necessidade de um sistema de encanamento diferenciado, ele não pode ser de PVC soldável, precisa ser temperado ou de cobre, como geralmente são feitos.

Alguns estimam 100% a mais no valor do sistema a gás, todavia, você economiza muito em energia, o sistema mais comum de aquecimento o elétrico, é responsável por 25% de todo o gasto de energia de uma residência.

A pressão da água nos sistema de aquecimento a gás também é melhor, contudo se as suas chamas ficarem muito pequenas elas apagam e você precisa fazer a manutenção do gás.

 

AQUECEDORES ELÉTRICOS

Os mais comuns no brasil, consistem em uma opção bem barata na instalação, possuem uma variedade inúmera de modelos, com diferentes facilidades.

Também são encontrados aquecedores elétricos por passagem e aquecedores elétricos por acumulação.

Nos aquecedores elétricos por acumulação a água fica armazenada em um sistema de acumulação central, lá ela é aquecida até a temperatura desejada e então pode ser distribuída igualmente por toda a casa.

Já os de passagem aquecem a água enquanto ela passa por ele, não interferindo na temperatura de outras saídas de água, por exemplo o chuveiro, que aquece a água do seu banho, mas não aquece a torneira da pia.

Procurando por Aquecedores em Sorocaba? Confira:

Se você está precisando de aquecedores em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

PORQUE ESCOLHER SISTEMA DE AQUECIMENTO DE ÁGUA ELÉTRICO

Bom a principal vantagem do sistema elétrico é o custo e a fácil instalação, no caso do aquecedor elétrico por passagem por exemplo, você não precisa de grandes preparações ou reformas, são encontrados chuveiros no mercado a partir de R$45,00, é claro que você gastará muito mais do que isso para um chuveiro com mais opções e vantagens.

O aquecedor elétrico por acumulação pode ser encontrado em modelos de aquecimento baixos como 20L por minuto, o que diminui os custos de instalação, é claro que isso depende da sua necessidade, este modelo seria efetivo em uma casa onde a água quente fosse distribuída entre um chuveiro e uma torneira por exemplo.

A desvantagem do chuveiro comum, é com certeza o gasto de energia, se você mora em locais com invernos rigorosos e a água quente é uma necessidade diária, você vai gastar muita energia, contudo os aquecedores elétricos por passagem apresentam economia no consumo de água.

 

AQUECEDORES SOLARES


Os aquecedores solares são extremamente eco sustentáveis, fazendo do sol combustível para seu funcionamento é o modelo de aquecimento mais limpo e ecologicamente correto dos três, além de ter custo baixo de instalação ele apresenta economia de energia.

Os aquecedores solares funcionam por meio de painéis termo solares que captam a energia do sol convertem em aquecimento para água que fica em um reservatório.

Com o aquecimento solar você pode aquecer piscinas, torneiras e banhos dependendo de quanto sol seus painéis recebem você não terá grandes problemas.

 

PORQUE OPTAR POR AQUECEDORES DE ÁGUA SOLARES

Os aquecedores de água solares são o futuro com certeza, sua tecnologia para captação e transformação de energia solar em calor melhoram a cada dia, tornando o sistema cada vez mais eficiente.

Em termos de custo ele é competitivo e chega até a superar os outros dois sistemas, pois possui baixo custo de instalação, e economia no uso.

Sua principal desvantagem é a perda de energia causada por dias nublados, que podem ocasionar em não aquecimento em alguns sistemas que não estejam preparados, mas o mercado garante soluções para este problema que são igualmente ecologicamente corretas

Com isso esperamos ter tirado suas dúvidas sobre aquecedores de água esperamos que você consiga a partir deste artigo escolher com segurança o aquecedor para sua residência ou obra.