Tudo que você precisa saber sobre calhas e rufos

Entenda a importância e saiba como fazer a instalação correta das calhas e rufos da sua edificação

Quando falamos em calhas e rufos estamos falando sobre a proteção da estrutura da sua casa contra possíveis infiltrações e corrosões. Se esses materiais não forem utilizados na construção civil durante a edificação, existe a possibilidade das fortes chuvas causarem estragos na cobertura. Para este fim, as calhas e rufos precisarão ser instalados no momento de execução da obra.


As calhas e rufos protegem a pintura e estrutura da construção.

 

Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

Feitas de materiais resistentes e duradouros, como PVC, Zinco ou outros, a função da calha é levar as águas da chuva dos telhados para outras áreas, como solo ou reservatórios, protegendo assim, as paredes da casa de futuras rachaduras, corrosões e infiltrações. São constantemente utilizadas na construção civil como complemento das coberturas que não possuem meios de vazão suficiente. Para encaminhar a água até o chão, é utilizado o rufo (que nada mais é que um tipo de calha diferenciada). Para haver êxito no desempenho da função principal do produto, é importante o telhado não ter rachaduras, já que estas podem causar vazamentos e infiltrações. As calhas são produzidas em modelos diferentes umas das outras, buscando sempre a melhor adequação, conforme as características do local em que será instalada. Entenda um pouco mais a função de cada uma:

Calhas

As calhas são canais utilizados como guia de portas e janelas que captam as águas pluviais que correm nos telhados. Não são itens obrigatórios em todos as coberturas, mas naqueles onde a água não tem onde escoar, é essencial. Além da sua função primordial, as calhas ajudam a proteger a pintura, evitam respingos em sacadas, varandas ou garagens e evitam a erosão da terra, rachaduras, corrosões, entre outros. Uma ótima maneira de utilizar a calha é para reutilizar a água da chuva, que pode ser direcionada há reservatório e utilizada nas tarefas domésticas, por exemplo.

Existem vários tipos de calha, cada uma com suas funções específicas, e podem ser encontradas em diversos materiais, como alumínio, galvanizadas, PVC e de piso, o material escolhido deve ser bem dimensionado, de acordo com a área do telhado, precisa ser bem instalada e ter manutenção constante, evitando que galhos e folhas interfiram na vasão da água. As calhas de pisos tem a função de escorrer a água que vaza de piscinas e quintais, por exemplo, e podem ser fabricadas em PVC ou alumínio.

Na hora da compra, é necessário prestar bastante atenção para não errar na escolha, pois cada calha varia de acordo com as particularidades de cada telhado, leve em consideração o tipo de telha, queda da água, comprimento e outros fatores importantes. Você encontra calhas para cada situação como pingadeiras, moldura para beiral, americana para beiral, quadrada para encontro com a parede, platibanda e água furtada.

Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

Rufos

Os rufos tem a função de proteger os encontros de coberturas e paredes, evitando infiltrações das águas das chuvas nas juntas entre telhados e parede. São peças moldadas e fixadas em locais estratégicos que evitam problemas futuros como umidade e gotejamento. Existem rufos de capa e rufos de encosto:

• O rufo de capa é utilizado na junção entre as duas águas do telhado. O topo do muro é outro local onde é importante colocar o rufo de capa.

• Já o rufo de encosto é aplicado no encontro entre alvenaria e telhado. A falta de rufos pode gerar, além de infiltração, aquela sujeira preta que escorre da alvenaria e é extremamente difícil de limpar.

- A fixação deste produto é feita com bucha e a vedação com silicone.Os rufos podem ser encontrados em alumínio, PVC e zinco, sempre em materiais flexíveis, resistentes e duradouros.

Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

Recomendações para instalação e manutenção das calhas e rufos

Depois de entender o grau de importância e a necessidade das calhas e rufos na sua obra, agindo na manipulação da água das chuvas, confira algumas dicas para a instalação e manutenção dos mesmos.

 

 

1. Instalação: a instalação deve ser feita com cuidado, recomenda-se contar com a ajuda de um profissional especializado para evitar qualquer tipo de erro nas emendas das placas, pois a ocorrência deste tipo de erro pode resultar em fissuras, possíveis infiltrações, umidade e danos na casa ou apartamento. Uma dica é quando chover, verifique o fluxo da água. Caso não esteja saindo no sentido correto, pode ser um sinal de que a calha está obstruída, suja ou com problemas na sua estrutura;

2. Inspeção e manutenção: o ideal é que a inspeção e manutenção sejam feitas durante o período de chuvas intensas, porque dessa maneira, é possível analisar o grau de drenagem da água e a existência de goteiras. Se houver muitas árvores por perto verifique se as folhas não estão atrapalhando a saída da água. Evite a entrada dessas folhas colocando um ralo ou tela no bocal, mas não se esqueça de fazer a verificação;

3. Desobstrução: a desobstrução deve ser feita sempre que necessário (principalmente a cada torca de estação). As calhas entupidas são excelentes focos de proliferação dos mosquitos, incluindo os agentes causadores da Dengue.