Como começar uma obra, quais são as primeiras etapas?

Muita gente ainda acha que para fazer uma construção basta contratar alguém que saiba levantar uma parede, assentar uma porta, uma janela e a gente sabe que não é bem assim. É necessário um profissional especializado nesse serviço e o Maurício Bonilha nos dá algumas instruções.

"A prefeitura pede pra gente um projeto arquitetônico para que a gente possa estar dando entrada e obter a aprovação para poder executar a obra." Explica Bonilha.

O profissional elabora o projeto para que você dê entrada na prefeitura do seu município. A prefeitura aprova e libera um alvará de início de obra. Esse alvará é emitido um carnê que deve ser pago para recolher as taxas e retirar a planta e iniciar a obra.

Quando você for pesquisar o profissional que irá executar sua obra, é necessário deixar bem claro o produto que eles estará oferecendo em matéria de projeto, se será só a planta de aprovação da prefeitura, se ele vai te dar o projeto estrutural, se ele vai te dar o projeto elétrico, projeto de água e esgoto. Por isso, deixe bem claro o serviço que você está contratando para que não haja nenhum problema posterior.

MATO E ENTULHO NO TERRENO, COMO PROCEDER?

Você sabia que mesmo antes de começar a obra você tem total responsabilidade pelo seu terreno? Jogar mato, entulho, é tudo muito importante, mas é necessário saber onde depositar todo esse lixo.

O terreno que você comprou tem que ficar limpo, com a mureta que é solicitada e a calçada concretada, ou seja, feito o passeio público. É lei, é exigência da prefeitura e é passível de multa. Além disso, muita gente não sabe, enquanto o terreno está vazio, você tem que mantê-lo limpo. Outra coisa interessante é que em Sorocaba, o mato que você corta e deixa no terreno precisa ser recolhido porque se colocarem fogo, mesmo não sendo você, mesmo assim você também é responsável e é passível de multa, a multa vai para o proprietário do terreno. Então o cuidado não é só de cortar e manter limpo, é recolher todo o entulho que fica e colocar para fora do terreno.

Outro cuidado necessário que se deve ter é outra lei municipal que exige que o lixo orgânico (mato) é diferente do entulho de construção, por isso, você tem que conversar na hora da contratação da caçamba, onde eles estão jogando o lixo orgânico, porque se ele for misturado com o entulho pode haver multa para o proprietário do terreno.

SEGURANÇA NA OBRA

Não podemos esquecer da questão da segurança, a prefeitura exige que seu terreno seja cercado antes de iniciar uma construção, pois durante a obra muitos acidentes podem acontecer.

Os terrenos devem ser munidos de tapumes, são os obstáculos para que não seja acessado por terceiros, pois a responsabilidade da obra dentro do terreno é do proprietário, tudo que acontecer, seja um prejuízo para o vizinho, alguma criança entra e caia nas valetas da obra e se machuque. Tudo isso é responsabilidade do proprietário, então ele tem que ficar atendo por uma barreira, tem vários tipos de tapume para que isso não ocorra.

Uma outra coisa importante é que quando iniciada a obra não se pode fazer nem massa na calçada, nem na rua, pois também é passível de multa com lei específica, então são cuidados importantes.

Quando o terreno é muito pequeno surge a dúvida de onde colocar o material, dessa forma, é orientado que você converse com um vizinho do terreno, para que ele empreste o terreno dele como apoio a sua obra enquanto ela durar. Para que assim, você não cometa erros de armazenamento do material.