Conheça os diferentes tipos de calhas e rufos

Calhas transportam a água da chuva do telhado até reservatórios, fluxo de água corrente ou tubos de queda. Já os rufos são chapas de metal que ficam entre paredes e telhados para evitar infiltrações. São materiais extremamente úteis na construção, pois funcionam para escoar a água e evitam a umidade nas paredes.

Procurando por Rufos em Sorocaba? Confira:



Antes de escolher as calhas ou rufos ideais para a sua casa, é necessário saber exatamente a medida e a inclinação entre o telhado e a parede, tipos de telhas e onde essas peças serão instaladas.

Você encontra calhas de todos os materiais: em alumínio, galvanizadas, PVC e de piso. Enquanto os rufos são encontrados em alumínio, PVC ou zinco. As calhas e rufos galvanizados, de alumínio e de zinco são os mais comuns em construções, pois têm alta durabilidade e resistência. Já os de PVC são resistentes a corrosão e podem ser pintados de acordo com a cor da construção. 

Temos também as calhas de piso que servem para a água que escorre de piscinas e quintais, por exemplo, e podem ser encontradas também em PVC ou alumínio.

Para substituir o rufo metalizado, você pode utilizar o rufo flexível que é um adesivo sintético aplicado diretamente na telha com acabamento perfeito. Estes são usados na união de telhas e paredes, em chaminés entre outras opções. Trata-se de peças resistentes por possuírem uma malha de alumínio interna. 



Utilizando esses materiais coletores de água você evita danos nas paredes da construção como rachaduras, infiltrações e umidade. Podemos instalar calhas ou rufos em emenda e final de telhado ou sobre muros. Para cada situação você encontra modelos como pingadeira, moldura para beiral, americana para beiral, quadrada para encontro com a parede, platibanda e água furtada.
O corte é a largura da chapa ainda lisa em centímetros para termos a ideia da capacidade do volume que o material pode aguentar. Por exemplo, se a chapa tem corte 33, significa que sua largura é de 33 centímetros. 

Procurando por Rufos em Sorocaba? Confira:



Lembre-se que a inclinação das calhas deve ser mínima ou de 1% no sentido dos tubos de queda, evitando assim que a água fique parada quando cessada a chuva. Para diminuir o risco de passagem de folhas no interior das calhas utilize grelhas ou ralos protetores nos bocais. Além disso, o material escolhido deve ser resistente para não furar ou entortar a calha com o fluxo de água. 



A instalação deve ser feita com cuidado e é importante contar com a ajuda de um bom profissional. A colocação incorreta pode acarretar vazamentos e danos no material. Quando chover verifique o fluxo da água. Se não estiver saindo no sentido correto pode ser sinal de que a calha está obstruída, suja ou com problemas de estrutura.

Faça a manutenção de suas calhas a cada troca de estação. Se houver muitas árvores por perto verifique se as folhas não estão atrapalhando a saída de água. Evite a entrada dessas folhas com um ralo no bocal, mas não se esqueça de fazer a verificação.

(via)