Conheça uma alternativa ao tijolo comum

Nesses dez anos de mercado o Guia do Construtor vem acompanhando de perto o setor da construção civil, temos percebido que o investimento na tecnologia nesse segmento é muito grande, as empresas, produtos e formas de construção são cada vez maiores, quem vai falar um pouquinho sobre esse assunto é o Engenheiro Civil Marcos Pontes.

Procurando por Tijolos em Sorocaba? Confira:

Nós visitamos uma fábrica de solo e cimento onde se produz um determinado tipo de tijolo que é muito interessante, hoje nós vamos estar conhecendo um pouquinho mais sobre ele. O material que estamos comentando nesta postagem é bem interessante como material alternativo ao tijolo comum. Ele utiliza o solo como elemento básico, além do que faz sua composição com cimento que vai se dar com a água um endurecimento natural deste produto. Observando um material que está aqui e acaba de ser moldado, ou seja acaba de sair da prensa, ele vai estar sendo curado, por um processo de cura natural, dentro de um período de sete dias ele vira um outro tipo de produto que já está pronto para ser utilizado é observada uma troca de coloração no processo de cura.

Esses tijolos são encaixados e alinhados pontualmente, ou seja nós temos que galgar o espaço que nós teremos que estar trabalhando, após a primeira fiada estar assentada e alinhada, no canto nós temos esses três pontos (dois espaços em um dos tijolos, um espaço em outro), onde soltaremos a ferragem que vai estar amarrando essa parede, na sequência nós estaremos montando as peças de forma a fazer o seus encaixes alinhando a segunda fiada a terceira fiada e assim por diante.

Qual o grande segredo dessa montagem?

É trabalhar com o alinhamento da parede e com seu prumo na vertical, garantindo assim o bom desempenho do produto, os elementos de canto com a ferragem, tem concreto lançado sobre eles que nós chamamos de grout para garantir a fluidez e a resistência dos cantos e das paredes.

Aqui na fábrica, podemos observar que é um lugar calmo com pouco ruído, focado na qualidade de trabalho dos profissionais, e também na proteção ambiental, temos aqui um pilha de resíduos, esse material é o que sobra da produção, nada é desperdiçado, o que deixa tudo ecologicamente correto e sustentável!