Consumo consciente de água na construção civil

Você sabe onde consome mais água e como diminuir o consumo? O engenheiro Marcos Pontes explica onde uma construção consome mais água.

Um item que vem ganhando muita repercussão, e a legislação vem contemplando nas cidades ultimamente é a questão da medição individualizada de água, antigamente o condomínio tinha um hidrômetro de entrada e esta água recebida pelos prédios era rateada entre os moradores.

Aos poucos a legislação veio colocando uma situação de individualizar essa água, ou seja , se paga-se energia separado, se paga-se gás separado, porque não pagar a água de forma individualizada. E esses mecanismos já vem sendo adotados por algumas cidades já a algum tempo, por que?

Porque ela busca minimizar exatamente a questão de racionalização da água, isso é um fator extremamente importante. E onde se consome, onde se gasta água em uma residência?

Aqui nós temos uma figura que mostra exatamente o consumo de água percentual em uma determinada residência. O nosso vilão está na parte superior direita da figura, que é o nosso chuveiro, com consumo de 46,7%. No lavatório nós temos um consumo de aproximadamente 11,7%, na parte da bacia sanitária 14%.

Já na parte inferior no lado direito da figura chegamos na cozinha onde nós temos um consumo de 14,6% e área de serviço um consumo em torno de 13%.

Quando você for comprar um determinado equipamento para sua casa, como torneira e chuveiros, verifique se nele já vem um sistema de controle Por exemplo, no chuveiro, o chuveiro geralmente já vem com alguns restritores de vazão, que é colocado na parte anterior a passagem da água.

Ou as torneiras onde são colocados aqueles pequenos arejadores que são elementos que servem para minimizar o consumo de água misturando ar e melhorando o consumo em até 40%