Dicas essenciais para realizar a manutenção periódica das calhas

As calhas e rufos são elementos importantes para evitar infiltrações e umidade em paredes e outras partes da casa. Elas protegem o reboco e a pintura, evitam alagamentos, minimizam os danos causados pela umidade excessiva e previnem rachaduras e corrosões. Porém, para que as calhas cumpram todo o seu objetivo, elas precisam estar em perfeito estado de funcionamento quando chega o período das chuvas. Para saber como realizar essa tarefa, leia a matéria completa e confira as dicas!


Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

Manutenção periódica das calhas e rufos

A manutenção das calhas consiste na limpeza e remoção de sujidades que ficam retidas na calha, atrapalhando o seu pleno funcionamento. Apesar de muitas vezes ser ignorada pelos proprietários, essa é uma tarefa essencial para a durabilidade de uma obra, já que, quando a calha está funcionando bem, ela evita problemas de infiltração e umidade no telhado e paredes, trazendo maior durabilidade inclusive para a pintura.

Imagem: Pixabay


É necessário realizar periodicamente a limpeza das calhas, já que é comum que ocorram entupimentos e obstruções devido ao acúmulo de folhas, galhos de árvores, terra, lixo, insetos, e outras sujidades que podem causar danos irreversíveis ao telhado, reboco e pintura da casa. O entupimento das calhas dificulta o escoamento pluvial e pode comprometer a estrutura da casa. Para evitar dores de cabeça e até proliferação de doenças, é essencial fazer a manutenção das calhas e rufos, realizando uma limpeza e desentupimento periódico, obedecendo alguns critérios e dicas.

Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

Frequência de manutenção nas calhas

Há uma dúvida comum sobre a quantidade de vezes que é necessário realizar a limpeza das calhas para garantir seu bom funcionamento ao longo do ano. O ideal é que a higienização completa das calhas seja feita, no mínimo, duas vezes por ano. Isso irá garantir que a calha cumpra seu papel de maneira eficiente, evitando danos ao imóvel e dores de cabeça desnecessárias, além de gastos imprevistos. Em casos mais específicos, como em locais onde há muita presença de árvores ou se estiver chovendo frequentemente, o ideal é que esse intervalo seja reduzido, a fim de verificar se é necessário realizar a limpeza com maior frequência.

Imagem: Pixabay


Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

Instruções para limpar suas calhas com segurança e eficiência

  1. Caso precise subir no telhado, é indicado que você contrate uma empresa especializada. Mas, caso você consiga acessar as calhas sem precisar subir no telhado, apenas se aproximando da lateral da casa, separe tudo que vai precisar antecipadamente: luvas, sacos de lixo, pá de jardinagem e mangueira. Utilize calçado com solado aderente e nunca realize essa atividade em dias de chuva, para evitar acidentes como escorregões e choques elétricos.
  2. Utilize uma escada para subir no telhado, observando se a escada está em apoiada na parede - nunca na calha -  e se a calha está próxima da rede elétrica. Neste último caso, não é recomendado que você faça a limpeza, mas que contrate uma empresa especializada. 
  3. Use uma luva específica e uma pá de jardinagem para remover galhos, folhas e outros objetos maiores, esses são mais fáceis de retirar. 
  4. Em caso de entupimento, bata ao longo da calha levemente a fim de localizar a obstrução. Onde não houver obstrução, a calha emitirá um som agudo. Já quando se chega à obstrução, o som é mais baixo e soa como um baque; 
  5. Realize a desobstrução utilizando desentupidores e hastes específicas para limpeza de calhas, encontradas facilmente em casas de material de construção.
  6. Utilizando a mangueira, enxágue a calha e confirme se ela não está entupida. Essa etapa serve para desobstruir a calha, remover os resquícios de sujidade e verificar se a água está escoando normalmente. Caso você tenha, uma lavadora de alta pressão, ela é perfeita para esse objetivo!