Entendendo os sistemas de alarme

Um sistema de alarme é um conjunto de equipamentos eletroeletrônicos cuja finalidade é informar a violação do perímetro ou local protegido, através de um sinal sonoro visual. Este sistema é um dos meios mais eficientes e baratos para prevenir acessos não autorizados, detectar incêndios, situações de perigo, entre outras situações.

Procurando por Alarmes em Sorocaba? Confira:

Como funciona um sistema de segurança com alarmes?

O sistema de alarme é um circuito elétrico. O funcionamento básico desse depende de inúmeros sensores localizados em pontos estratégicos, e que são ligados à rede elétrica. Os sensores captam movimento, calor, ou abertura de portas e janelas.

O sistema é monitorado através de sinais enviados por linha telefônica, GPRS ou CDB a uma central. Estes sinais podem ser enviados à central de forma manual ou automática, quando são ativados pelos sensores instalados nos pontos de maior risco. 

Possíveis problemas de um sistema de segurança com alarmes

Um dos principais problemas quando falamos sobre sistema de alarme são os alarmes falsos. A maioria deles é causada pelos próprios usuários e podem ser facilmente evitados através da adoção de algumas medidas básicas.

Um sistema básico de alarme é composto por:

Central de Alarme

Central de alarme monitorada com 18 zonas AMT 2018 E | Intelbras

A central de alarme é o cérebro de todo o sistema de alarme. Pode proteger um ou vários locais e ainda informar o local exato que ocorreu o evento através das zonas ou setores. A central recebe as informações dos sensores e periféricos disparando sirenes em casos de violações. Pode acionar também luzes e discar para números de telefone avisando sobre a ocorrência.

Procurando por Alarmes em Sorocaba? Confira:

Sensores

Escolhendo corretamente os Sensores de Alarme - Onix Security

Os sensores são ligados na central e têm como função, informar a mesma o estado do setor, se houve violação ou não. Há vários modelos disponíveis como sensores passivos, sensores ativos, sensores quebra de vidro, sensores magnéticos, sensores de impacto, sensores de fumaça, etc.

 

Se você está procurando por alarmes em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Sirene

A sirene é responsável pelo sinal sonoro pode ser substituído por um sinal luminoso.

Sirene para alarme de incêndio - Excomer

Bateria

A bateria é imprescindível no sistema de alarme, tendo como principal função evitar oscilações da rede elétrica, manter o sistema funcionando na falta de energia e fornecer corrente para o disparo da sirene.

Procurando por Alarmes em Sorocaba? Confira:

Discadora

As 3 Melhores Discadoras GSM de 2022 - Blog do CFTV

A discadora é um dispositivo que, ao disparo do alarme, telefona para números gravados anteriormente (pelo instalador ou o próprio usuário) a fim de avisar que alarme foi disparado. O aviso pode ser tipo sirene ou mensagem gravada.

Fonte de Alimentação

A fonte de alimentação é responsável pelo bom funcionamento do sistema, devendo manter carregada a bateria e alimentar todos os sensores.

A importância do uso dos sistemas de alarme

Obviamente, o argumento principal é a segurança. De acordo com pesquisas a maioria das tentativas de roubos em locais que são monitorados e possuem um sistema de alarme fracassam. Contudo, é comprovado que a utilização destes sistemas é eficiente para a proteção de qualquer patrimônio.

Outro fator importante ao qual deve-se atentar na hora de decidir sobre um bom sistema de segurança é a escolha de uma boa empresa para realizar o serviço de instalação. Este é um ponto fundamental para garantir os melhores resultados ao se adquirir um sistema de alarme.