Escoamento de águas pluviais

O Guia do Construtor foi até uma obra para mostrar in loco alguns detalhes sobre água pluviais. Nessa obra a água foi canalizada do telhado e ela é toda embutida, passando pelo cimentado e ela sai na guia que o ponto certo de escoamento. Não é na divisa do terreno com o muro, onde geralmente o pessoal coloca.

Terrenos em declive

Já em um terreno em declive, todo o sistema de esgoto sai para o fundo do terreno onde existe uma faixa significante para a passagem desse esgoto. O terreno em declive tem toda caída para o fundo, no caso do condomínio visitado, ele tem uma faixa não edificante onde será jogado todo o esgoto e também as águas pluviais da parte inferior do terreno. Geralmente, no caso do condomínio e de outros terrenos de alguns loteamentos ele é uma faixa de 2 metros onde não pode ser construído nenhuma edificação, para que o proprietário possa ligar a rede de esgoto nele.

Também é possível mostrar uma irregularidade, o vizinho construiu uma edícula que é uma cobertura, mas ele construiu em cima da faixa não edificante que caso dê problema, o vizinho que construiu a cobertura também terá problemas, pois nessa condição onde com certeza ele não será indenizado.