Esquadrias: conheça as principais vantagens de cada tipo

Esquadria é uma nomenclatura genérica usada em projetos, para descrever portas e janelas, e tudo o que há compõe como batentes e folhas necessárias. Um elemento estrutural da obra e de extrema importância, talvez por isso corresponda de 9% a 18 % do valor da obra. Por ser um item caro e tão importante a escolha da esquadria deve ser feita com muita atenção e cuidado. Existem vários tipos de esquadria nesse artigo, separamos os principais tipos de esquadria suas vantagens e desvantagens.

Procurando por Esquadrias de Alumínio em Sorocaba? Confira:

Quase todo tipo de esquadria se encaixa em duas subdivisões:

Esquadrias prontas: são as esquadrias vendidas em lojas de varejos, com medidas prontas e dimensões padronizadas e pré-determinadas.

Esquadrias feitas sob encomenda: essas são feitas sob encomenda para o projeto, preenchendo lacunas de espaços e necessidades específicas da obra.

Quando pensamos no que devemos considerar na hora de escolher a esquadria ideal para nossa obra, as preocupações mais comuns são estética e qualidade, porém atentamos a outros fatores como segurança, habitabilidade, funcionalidade e manutenção. É importante que a esquadria corresponda sua necessidade de uso, cumprindo também seu papel estrutural na obra.

Principais tipos de esquadria e suas vantagens:

De abrir: os modelos mais comuns de portas e janelas, consistem em uma ou duas folhas, que abrem girando sobre dobradiças ou pivô, abre tanto para dentro quanto para fora, as vantagens desse tipo de esquadria é a facilidade de manutenção e limpeza, outra vantagem é a abertura total do vão com maior vedação de ar e água enquanto fechada, alguns modelos têm opções para regulagem de passagem de ar, mas usualmente elas são solidas e não possibilitam o controle do fluxo de ventilação.

De correr: suspensas ou apoiadas por um trilho, abrem horizontalmente. Neste tipo a boa escolha dos trilhos é muito importante, eles são responsáveis pelo bom funcionamento desse tipo de esquadria. As principais vantagens desse tipo de esquadria, são a facilidade operacional, geralmente você pode controlar o fluxo de ventilação simplesmente regulando a abertura das folhas, outra vantagem é que elas não se movem com o vento. Sua manutenção costuma ser bem simples, e possuem alta durabilidade.

Basculante: modelo comum de esquadria para janelas de cozinhas, banheiro e vitrais, nesse sistema a folha abre sustentada por pivôs laterais, em sua abertura divide a ocupação do espaço, sendo metade interno e metade externo. As vantagens desse tipo de esquadria além do pouco espaço usado, é a facilidade de limpeza na parte externa, em sua maioria há controle no fluxo de ar. Porém, o uso de cortinas fica prejudicada devido a espaço de folha que se projeta para o interior.

Procurando por Esquadrias de Alumínio em Sorocaba? Confira:

Camarão ou sanfona: modelo de esquadria em que as folhas correm verticalmente e se dobram ao mesmo tempo, as duas folhas se abrem como um leque correndo para frente e para trás. Essa esquadria proporcional abertura quase completa do vão. A vantagem dessa esquadria é que além de um acabamento estético interessante, ela pode permitir vedação total de ar, ou água. Geralmente usadas em portas de saídas traseiras, para áreas externas ou jardins. Muitos reclamando que os pivôs desse modelo costumar apresentar problemas com o uso, tal qual emperramento, o fato das folhas abrirem e dobrarem ao mesmo tempo, exige do pivô maior esforço, sendo assim se não usada corretamente pode ter sua durabilidade comprometida.

Guilhotina: Modelo de janela clássico e muito comum nas construções antigas. A esquadria apresenta duas folhas uma em cima e outra em baixo, que correm por trilhos laterais, e venezianas de abrir, com diferentes tipos de travas e venezianas, geralmente possibilitam deixar a parte inferior ou superior aberta. Sua funcionalidade dependendo do modelo de trava pode ser um tanto complicada, apesar de sua manutenção ser barata. A escolha da abertura (superior ou inferior) permite um bom controle do fluxo de ar do ambiente, assim como dependendo do modelo de veneziana mesmo fechada, ainda possibilita a passagem de ar. Mesmo em dias chuvosos você ainda terá essa manutenção de ar, se o modelo de veneziana o possibilitar é claro. Por isso se essa for sua opção de esquadria é importante considerar, sua funcionalidade e modelo de veneziana para que não se arrependa na escolha.

Fixa: esse modelo é mais comum em vidro, pois não possui movimento, usado geralmente para iluminação do ambiente, esteticamente linda essa esquadria não é tão funcional, geralmente usada em espaços onde outro modelo de esquadria com movimento se apresenta, ou em ambientes que não possuam lugar de repouso, corredores, escadarias, etc.

Além dos modelos de aberturas o material também influência na escolha da esquadria, elas podem ser encontradas nos mais diversos materiais, vidro, ferro, madeira, alumínio e PVC, por exemplo, portanto ao escolher as esquadrias da sua obra, consulte um profissional qualificado e de confiança para não ter erro.