Piscinas: Aprenda como medir o Ph da sua

Ter uma piscina em casa é com certeza uma delícia, poder aproveitar um domingo a tarde de sol curtindo ao lado de sua piscina não tem preço, para todos os proprietários de piscina a maior dificuldade é o controle do Ph e do Cloro da água. Nesse artigo iremos falar um pouco sobre como funcionam os procedimentos de controle do Ph e do Cloro da água de sua piscina, para que você consiga manter sua piscina sempre limpa, com a água cristalina e funcionando, afinal não queremos perder aquela tarde de sol de verão ao lado da piscina.

Procurando por Piscinas em Sorocaba? Confira:

Como funciona as medidas de cloro

Os kits mais comuns encontrados no mercado para medição de Cloro e Ph das piscinas, medem o Cloro Residual Total, que leva esse nome por ser o resíduo ou sobra do cloro total aplicado, ou seja, ele analisa os valores de cloro descontando a quantidade que foi volatizada (que se perdeu em forma de gás para atmosfera) do cloro que foi consumido nas reações de oxidação da matéria orgânica.

O cloro livre, é o cloro que não está combinado com outras substâncias este ira se aderir a vírus, bactérias, fungos, restos de vegetação e outras substâncias orgânicas, a partir do momento que o cloro adere a alguma substância ele vira o cloro combinado, este é mais nocivo à saúde, portanto o ideal é que tenhamos uma concentração mais baixa de cloro combinado o possível, para termos um bem-estar dos banhistas e prevenirmos alergias e outros problemas.

O que é o Ph Ideal?

Bom, a sigla Ph significa "Potencial Hidrogeniônico", basicamente o "Potencial Hidrogeniônico" é o indicador que mostra o quanto a água pode estar ácida ou alcalina. Resumindo, o Ph é a concentração de íons H+ na água. Mas, qual é a importância de um Ph regulado? Um Ph regulado corresponde a uma efetiva ação do cloro, por exemplo, ou impede que os banhistas que usarem sua piscina tenham irritação na pele ou mucosa, além de corrosão de peças metálicas.

Um Ph regulado corresponde a uma menor incidência na manutenção da sua piscina, por consequência, economia em seus gastos de conservação. Se as medidas de Ph de sua água estiverem variando demais, é um indício que sua alcalinidade está desregulada, por tanto é necessário um procedimento de estabilização e controle.

O Ph influencia em todas as reações químicas que podem ocorrer em sua piscina. Para que sua piscina seja adequada ao banho e ofereça um bem-estar aos usuários, o Ph da piscina deve estar entre 7.2ppm e 7.8ppm. Alguns produtos como cloro agem mais rapidamente quando água está com Ph mais ácido, que é uma piscina com Ph abaixo de 7ppm, já outros como o clarificante tem mais efetividade em águas com o Ph básico, ou seja, acima do 7ppm. O Ph do olho humano é por volta de 7.2ppm, uma água com Ph 7.2ppm não provocará, por exemplo, irritação no usuário, sendo assim 7.2ppm e 7.28ppm é a média de uma piscina com o Ph ideal.

O que preciso para medir o Ph e o cloro da piscina

Nós, do Guia do Construtor, sempre recomendamos a escolha de profissionais e produtos de qualidade, seja qual for sua necessidade, é importante lembrar que um profissional capacitado e um produto de qualidade ajudarão no resultado.

Para fazer a medição do Ph, você vai precisar de um Kit de medição de Ph e Cloro para piscinas. Os kits de medição de Ph e Cloro para piscinas, indicam os valores da escala padrão junto de instruções de medição que devem ser seguidas à risca. O kit inclui dois reagentes: um para cloro outro para Ph e mostradores com as cores padrão de Ph ideal e Cloro Livre Ideal.

Os valores do kit variam em média de R$15,00 nos modelos mais simples e até R$285,00 para modelos digitais ou de bolso.

A água da superfície não é ideal para fazer medições de Ph e Cloro, é indicado que a água usada para medição seja coletada a uma profundidade mínima de 30 cm, para medições mais precisas e exatas.

Procurando por Piscinas em Sorocaba? Confira:

O processo de medição

O processo de avaliação vai mudar um pouco de kit para kit, porém, na grande maioria dos testes analógicos, o procedimento segue o padrão que ensinaremos aqui. Para começar, mergulhe a célula comparadora a pelo menos 30 cm de profundidade, sem deixar entrar água, permitindo a entrada de água só após os 30 cm de profundidade. Retire a célula da água e remova o excesso de água, respeitando o limite indicado por cada kit. Aplique as gotas do reagente, seguindo as indicações do rótulo do kit, geralmente são 4 gotas de cada reagente em cada tubo, no de Cloro e no de Ph. Feito isso, feche os tubos e agite tornando a água e o reagente homogêneos. Aguarde o tempo descrito nas instruções e compare com a tabela que geralmente está do lado do mostrador.

Controle o Ph e o Cloro usando produtos direcionados a diminuir ou aumentar o Ph e adicionando ou não cloro e produtos químicos de limpeza a sua piscina.