Saiba como escolher o melhor tipo de aquecedor elétrico para sua casa

Aquecedores são grandes amigos dos consumidores em dias frios, contudo o seu uso pode fazer com que as contas de luz fiquem mais caras.

Em locais mais frios, é constante à procura por aquecedores elétricos. No entanto, a compra de um modelo deve ser observada e pesquisada cuidadosamente pelo consumidor. É necessário verificar quais as principais necessidades dos moradores da casa, além de atentar para a segurança do equipamento, parte mais importante na hora de evitar acidentes.
 

Imagem: Unsplash
 

Procurando por Aquecedores em Sorocaba? Confira:

 
Existem alguns tipos mais comuns de aquecedores. Conheça as vantagens e desvantagens de cada um:
 
- Irradiador: esse aquecedor funciona por meio de resistências incandescentes protegidas por grades metálicas. A sua vantagem é o seu bom desempenho, pois quase toda a energia consumida por ele é transformada em calor. O preço, geralmente, mais baixo também atrai clientes, contudo esse tipo de aquecedor não é recomendado para quem tem crianças e animais de estimação em casa, pois ele pode queimar objetos que estejam muito próximos. Além disso, a troca de calor entre a resistência e o ar tornam o ambiente mais seco.
 
- De gabinete: esse aquecedor funciona de forma parecida com o irradiador. Ele também possui resistências incandescentes, contudo a diferença é que esse tipo é protegido por gabinetes fechados e o calor é espalhado pelo ambiente por meio de um ventilador. Suas vantagens são: facilidade de transportar e menor gasto de energia. Contudo, eles apresentam um desempenho inferior  ao do tipo irradiador,  também deixam o ambiente mais seco e não são tão seguros (há risco de queimaduras) .
 
- A óleo: apesar do nome, este aquecedor também é elétrico. Por meio de resistências, o óleo dentro do radiador é aquecido, de um modo parecido com locais que possuem aquecimento central. Como o ar não entra em contato com a resistência, o ambiente não fica ressecado - uma grande vantagem para quem sofre com o ar seco. As desvantagens desse modelo são: o preço, geralmente, mais caro que os outros modelos; aquecimento mais lento; e o gasto maior na conta de luz.

- Incandescente: Modelo mais comum no mercado, principalmente devido ao seu baixo preço, esse aquecedor funciona por meio de resistências incandescentes protegidas por grades metálicas. Além do valor, uma grande vantagem é o seu bom desempenho, pois quase toda a energia consumida por ele é transformada em calor. 

Esse tipo de aquecedor não é recomendado para quem tem crianças e animais de estimação em casa, já que ele pode causar queimaduras. Além disso, o calor não dissipa direito, e ele deixa o ambiente mais seco.

- Termoventilador: Esse aquecedor funciona de forma parecida com o incandescente, contudo a diferença é que esse modelo espalha o calor pelo ambiente por meio de um ventilador. 

Suas vantagens é a facilidade de transporte. Já as desvantagens são: desempenho inferior ao do incandescente, deixa o ambiente mais seco e há risco de queimaduras.

- Cerâmico: Assim como os dois primeiros modelos, também conta com uma resistência para aquecimento. A diferença é que sua resistência é protegida por uma cerâmica, que retém o calor e depois o dissipa de forma mais uniforme através de uma ventoinha.

O seu barulho, semelhante ao do ar-condicionado, pode incomodar um pouco. Por outro lado, ele aquece mais rapidamente, pode ser portátil ou embutido na parede, não ressecam tanto o ar e ainda não pesam tanto na conta de luz.

 

Procurando por Aquecedores em Sorocaba? Confira:

 
- Ar condicionado Split quente e frio: parecido com um aparelho de ar condicionado, o split funciona apenas para aquecer o ambiente. No quesito segurança, esse modelo é considerada a melhor opção, já que não apresenta nenhum risco de queimadura. Além disso, esse modelo espalha o calor de maneira uniforme pelo ambiente, é mais silencioso do que os outros tipos de aquecedores, tem bom rendimento e tem a vantagem de ser usado como circulador de ar. A desvantagem do tipo split é que ele precisa ser instalado por um profissional.

- Climatizador de ar: 
Com funcionamento parecido ao do ar-condicionado, serve tanto para aquecer o ambiente quanto para resfriar. O modelo custa mais do que os aquecedores elétricos comuns, mas você pode utilizá-lo o ano inteiro e ele não resseca o ambiente. 

 


Imagem: Unsplash
 

Impacto no bolso

 
O uso de aquecedor elétrico pode ter um impacto negativo na conta de luz do consumidor. Em 2010, o Idec avaliou diversos tipos de aquecedores elétricos, de nove marcas diferentes, analisando 21 modelos no total. De acordo com a pesquisa, embora os preços dos aquecedores sejam até acessíveis, o aparelho pode se tornar um vilão na conta de luz.
 
Segundo a pesquisa, um aquecedor ligado por oito horas ao dia durante duas semanas pode gerar um impacto entre R$ 50 e R$ 95 mensais na conta de energia, dependendo do modelo.
 
Se você não dispensa o aquecedor, saiba que alguns hábitos podem ajudar a diminuir seu impacto na conta de luz. Veja algumas dicas: 
 
- Tirar o aparelho da tomada durante o período em que ele não está sendo usado; 
 
- Prestar atenção se portas e janelas no ambiente estão fechadas; 
 
- Usá-lo somente quando tiverem pessoas no local; 
 
- Comprar aparelhos elétricos identificados com o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). lembrando que os produtos que apresentam as notas A ou B possuem uma maior eficiência energética, ou seja, consomem menos energia do que as que indicam notas D ou E.

- Adquirir modelos que tenham tecnologia inverter, que gastam menos energia e mantém a temperatura estável.