Sistema e tipos de Impermeabilizantes: o que são e porque são tão importantes?

Exemplo perfeito de que prevenir é melhor que remediar, são os impermeabilizantes, representam apenas 2% do custo da obra, o que é considerado bem pouco, porém as dores de cabeça de um sistema ou tipo de impermeabilizante mal escolhido podem ser gigantes, em alguns casos podem representar 15% do valor da obra em reparos. Por isso não se deixe enganar quanto a importância de um bom sistema impermeabilizante.

Ele está diretamente relacionado com a vida útil da construção, o impermeabilizante é usado em na obra inteira, desde a fundação até a laje, piscinas, reservatórios, subsolos e paredes da construção. Ele protege cada material das ações nocivas da água. O mercado investe regularmente em tecnologias impermeabilizantes, sendo assim tem um produto específico para cada aplicação.

Você já deve ter lidado com alguns problemas relacionados a um sistema ruim de impermeabilização, sabe o bolor que aparece manchando sua parede por infiltração de água, goteiras, ou aquele azulejo que caiu da parede, ou ainda aquela armadura estrutural que está cheia de corrosão, pois é, esses são problemas comuns de uma escolha ruim de material impermeabilizante.

Os fatores que determinam se o sistema impermeabilizante é o ideal para sua obra são muitos, exposição de pessoas ao material impermeabilizado, a movimentação estrutural, o trânsito de veículos, a exposição a material químico, além de fatores climáticos, como vento, exposição solar, etc. O mercado é bem variado e uma enorme gama de produtos, pode ser encontrado em circulação no Brasil, porém podemos classificar todos os materiais disponíveis hoje em dois grandes blocos, os rígidos e flexíveis.

Materiais impermeabilizantes rígidos

Geralmente vendidos na forma de argamassas industrializadas, ou produtos bi componentes (resina epóxi) e aditivos para argamassas e cimentos, são produtos que unem-se a estrutura protegida geralmente, fazendo o material ficar menos poroso e com mais capacidade de estanqueidade também podem ser encontrados no formato de tinta impermeabilizante. O fato do material incorporar a estrutura aumenta a importância de todo o sistema funcionar bem, para que essa parte seja eficaz

Esse tipo de material impermeabilizante não é bom com grandes movimentações estruturais, por isso sua aplicação se dá em estruturas que são menos sujeitos a rachaduras ou fissuras, essa geralmente estão enterradas no solo ou em contato direto com ele, o material impermeabilizante serve como proteção contra a umidade natural proveniente do solo.

Os materiais impermeabilizantes rígidos são geralmente aplicados em pisos em contato direto com solo, fundações, piscinas enterradas, assentamento de alvenaria, poços de elevador entre outros. Cada material possui sua própria forma de aplicação, é imprescindível que esta seja respeitada, alguns necessitam de maior tempo de secagem, dosagem do produto e fatores de segurança como uso de proteção mecânica e técnicas seguros de manuseio. É altamente recomendável sempre procurar um profissional qualificado para tal.

Materiais impermeabilizantes flexíveis

Esses materiais apresentam maior resistência ao movimento estrutural, e podem ou não ser fixos, são chamados de membranas os moldados no local, e mantas os pré-fabricados.

Moldados no local/ Membranas

O sistema moldado no local, as chamadas membranas, pode ser aplicado a quente, como os asfaltos em bloco ou a frio como emulsões e soluções, estes possuem espessuras que variam de acordo com o produto ou quantidade de demãos data em alguns casos, é importante lembrar que as regras para quantidade de produto são bem específicas para cada sistema impermeabilizante, sendo assim é importante estar atento e usar a quantidade correta.

Exemplos de materiais impermeabilizantes mais comuns são asfalto quente, membranas de poliuretano, membrana acrílica, resina termoplástica, emulsões e soluções asfálticas.

 

Pré-fabricados/Mantas

Os modelos pré-fabricados já tem espessura e tamanho definidos e controlados, sendo tudo controlado no processo de fabricação. Essa geralmente é aplicada em uma camada não necessitando demãos, devido ao tamanho pré-definido sua aplicação não é recomendada para lugares pequenos e de difícil acesso, pois sua eficácia seria comprometida por cortes e emendas.

Projetados para serem mais resistentes a variações de temperatura eles geralmente são elastômeros e polímeros, aplicados em estruturas que estão expostas ao clima e recebem bastante carga de movimentação estrutural, como lajes e terraços, mas sua aplicação não se limita a ambientes externos, ambientes internos de piso frio/molhado (banheiro, cozinha, lugares com azulejo), espelhos d'água e piscinas suspensas também recebem material impermeabilizante flexível.

Um jeito genérico resumir seria: se está dentro da terra recebe impermeabilizante rígido, se está fora recebe impermeabilizante flexível. A escolha de qual tipo de sistema impermeabilizante parece complicada, e realmente de extrema importância, por isso consulte profissionais, para determinar o melhor material para cada estrutura, o lugar, o clima ou componente químico ao qual a obra vai estar exposta, também devem ser considerados, lembre-se sempre perder um tempo a mais nessa parte da obra vai livrar muita dor de cabeça futura, além é claro da economia de um futuro livre de reformas não planejadas.