Teste de qualidade do concreto. Você sabe como é feito?

Vamos falar sobre o teste em laboratório de um dos principais elementos da construção civil que é o concreto, mais especificamente a compressão artificial. E quem mostra um pouco mais e com detalhes desse processo é a professora Karina Leonetti Lopes.

Ensaio de compressão artificial de concreto, é o ensaio mais comumente utilizado para fazermos o controle tecnológico do concreto. Ele é extremamente importante para garantir a qualidade do concreto que está sendo aplicado na edificação.

Procurando por Concreto em Sorocaba? Confira:

O concreto é um dos materiais que nós mais fazemos uso na construção civil e é por isso que é tão importante que haja o controle de qualidade. Infelizmente hoje em dia o controle não é realizado como deveria, mas com o passar do tempo a qualidade vem ganhando mercado, é observado que as construtoras de grande porte e que realmente levam a sério, pois, a qualidade é um ponto primordial e é necessário enxergar a necessidade de um controle tecnológico do concreto.

Tudo começa com o ensaio de compressão artificial, entre outros diversos que são executados.

O teste do concreto é tão importante que o projeto estrutural é criado com base nesse resultado para que a obra tenha uma maior qualidade.

Quando o ensaio de compressão artificial é feito, é quando justamente é estudada a capacidade de resistência do concreto. O projetista se baseia nesse número para fazer uma análise estrutural do empreendimento. Então o ensaio é primordial para que a gente tenha a confiança de que aquele concreto que está sendo colocado na obra está atendendo a especificação do projeto. 

Procurando por Concreto em Sorocaba? Confira:

O ideal é que esse teste seja feito não só no concreto, mas em todos os materiais utilizados dentro da obra, então para você que está construindo, fique atento quanto a procedência do material que você está comprando.

Quando é feita a análise de controle, é garantido que os materiais que estão sendo colocados na obra atendem a especificação de qualidade. Isso vale para bloco de concreto, blocos cerâmicos, argamassa e demais materiais.

Todos os materiais da construção civil devem ser analisados com relação a sua qualidade e no Brasil esse processo ainda é discreto, mas vem ganhando força.

Na construção civil fazemos diversos ensaios, diversos selos que garantem a qualidade. Cada um destinado a um material e algum tipo de solução tecnológica. Uma dica para quem está comprando é conversar com seu fornecedor e perguntar se o ensaio foi realizado, insistir com o fabricante sobre a certificação. Exija sempre o atendimento aos padrões de normas.