Tipos de Cortina: Do Clássico ao Moderno

Quando você começa a decorar a sua casa surgem dúvidas que você nem imaginava existirem, como, por exemplo, sobre os tipos de cortina para cada cômodo. As cortinas são elementos decorativos, mas que tem funções como o controle da luz, do barulho externo, do calor, além de ser um elemento importante na privacidade do ambiente doméstico. Por ser um item importante na decoração da casa é preciso pesquisar e entender cada detalhe dos vários tipos de cortina.

Tipos de Cortina | westwing.com.br

Para escolher os tipos de cortina para sua casa, é importante considerar alguns fatores. O cômodo da casa, características do espaço e o objetivo de instalação. Outro detalhe importante, antes de decidir entre os tipos de cortina, é tirar as medidas com precisão para evitar surpresas na hora que o produto chegar à sua casa. Para te ajudar a fazer a escolha certa confira as dicas que preparamos para você.

Procurando por Cortinas em Sorocaba? Confira:

Cortinas de tecido

O modelo clássico ainda é um dos tipos de cortina mais usados na decoração das casas. Pode ser feito de diversos materiais como voil, linho, seda, sarja e até camurça, o que a torna extremamente versátil. Em muitos casos, dependendo do tecido, alguns tipos de cortina acabam tendo função apenas decorativa, pois não são grossos o suficiente para vedar a luz, a não ser que sejam combinadas com cortinas blecaute. Na sala ou no quarto, o ideal é que o seu comprimento vá até o chão para valorizar ainda mais a decoração.



Imagem: Unsplash

 

Tipos de cortina: persianas

Minimalistas e modernas, as persianas também estão entre os tipos de cortina mais populares na decoração da casa brasileira. A sua utilização permite um controle maior da entrada da luz no ambiente, seja por meio de placas na horizontal ou na vertical. É possível encontrar persianas de palha, madeira, alumínio ou PVC e o acionamento pode ser manual ou motorizado com controle remoto. Este tipo de cortina é indicado para as casas mais práticas, que exijam facilidade na hora da limpeza e manutenção.



Imagem: Unsplash

Tipos de cortina: persiana romana

Se você busca por tipos de cortina que sejam diferentes das mais conhecidas, a persiana romana é uma alternativa para considerar. Ela é estruturada na vertical e separada por varetas que permitem que ela seja aberta e fechada em camadas. O efeito criado irá depender da escolha do material, assim como a capacidade de bloquear a luz natural irá depender do tecido escolhido.

Procurando por Cortinas em Sorocaba? Confira:

Tipos de cortina: rolô

Para complementar a decoração de uma casa no estilo moderno e clean, aposte na cortina rolô. Este é um dos tipos de cortina mais simples para manutenção e utilização como peça decorativa. Por meio de um mecanismo especial, a cortina rolô se enrola quando puxada para cima e se estica por completo quando acionada para baixo. Se for feita com tecido blecaute ela garante o bloqueio máximo da luz, o que a torna perfeita para os quartos, sala de televisão e salas home-theater.

Tipos de cortina: cortina painel

Ideal para cômodos grandes, com janelas enormes e bastante espaço,  as cortinas painel podem ser instaladas com recolhimento lateral e bilateral, sendo necessário sempre que haja um espaço ao lado para isso, se não haverá um pedaço da janela tapado pelos painéis recolhidos. Este é um dos tipos de cortina que deve ser composta por tecidos grossos como a lona ou a sarja.

Via: https://www.westwing.com.br/guiar/tipos-de-cortina/