Tipos e desenhos de escada no projeto final da obra

No vídeo de hoje a arquiteta EDIVANIA ROCHA dá continuidade ao primeiro vídeo sobre escadas, clique aqui para ver, Nesse vídeo ela nos conta sobre o reflexo da escada no projeto final.

A arquiteta Edivânia Rocha separou para vocês algumas imagens pra falar como a escada terminada compõe um ambiente se ela o compõe, como ela faz parte da decoração ou não do ambiente final depois do fim do projeto.

Procurando por Escadas em Sorocaba? Confira:

ESCADA ESCULTURAL

Aqui nós temos uma escada bem escultural, o projeto a gente percebe que foi feito um só para escada, não foi simplesmente um projeto para uma escada funcional, foi pensando no material, na cor. A altura a gente percebe o pé direito a parte de baixo é mais alta. Até pra não cobrir a saída da porta , o pé direito alto cria essa distância.

Nós percebemos também a utilização de 3 materiais na construção dessa escada, a estrutura metálica que faz a base que segura a escada, nesse projeto o arquiteto não usou pilares, ele também optou por usar o vidro como guarda corpo, que é uma material transparente, por não ter cor não afeta tanto na coloração do ambiente, e também madeira, a escada começa em madeira em função da cor do piso, e segue com os degraus todos em madeira.

Então ele usou 3 materiais compondo com o ambiente, com as cores dos móveis, sem contar que ele também penso uma parte de iluminação. Ou seja ela foi pensada realmente como uma escada escultural, uma escultura dentro do ambiente.

ESCADA DISCRETA

Na próxima imagem aqui nós já temos uma escada mais simples, ela não foi pensada noturna, podemos observar pelo posicionamento das janelas, que ela foi pensada como uma escada diurna. O material usado é madeira, a gente pode reparar que ela segue a cor tênue do marrom dos móveis da sala e cozinha. Então é uma escada bem discreta, pois se mistura com as cores já existente no ambiente.

ESCADA CARACOL

A proxima foto é de uma escada caracol, eu expliquei no outro vídeo (link para vídeo) pra vocês as normas de construção de escada, podemos perceber que ela é bem larga, ou seja está´dentro da norma.

Ela não é geralmente uma escada bonita, mas nesse projeto em específico notamos que o projetista pensou em deixá-la mais alegre, ele aproveitou a cor da mesa, que sai fora dos padrões clássicos, também o corrimão em vermelho faz com que a escada continue discreta, porém esse detalhe que circunda a escada caracol, dá uma riqueza e um toque de criatividade ao projeto.

ESCADA RETA

Na imagem observamos uma escada também muito bem projetada, podemos perceber que é um projeto bem minimalista, a escada não tem um detalhe muito específico, é simplesmente uma estrutura metálica, com os degraus em metálico também acompanhando toda a tubulação e cobrindo a pois ela está aparente. Então ela não está vazia, nem solta, além de combinar muito com o ambiente.

ESCADA NEUTRA

Esse modelo de escada que aparece na foto, podemos chamar de escada neutra, ela se mistura com a cor do piso que é de madeira, nós sabemos que é uma escada pelo ângulo da foto que propositalmente coloca a escada em primeiro plano, mas dependendo do ponto de visão a escada se confunde na profundidade com o piso.

Esse modelo de escada da imagem também é muito simples, a intenção provavelmente também foi não interferir no ambiente, mas diferente da outra a escada não foi escondida, pelo contrário o projetista optou por um guarda corpo de vidro, usando o espaço da escada sem tirar a neutralidade dela no ambiente

ESCADA LEVE

E por fim temos aqui uma escada altamente transparente, acho que a intenção também é não intervir no ambiente, mas mesmo com essa intenção ela acaba sendo uma escada bem escultural, ela faz parte do ambiente porém não é carregada.

O fato dela ser de vidro a torna uma escada muito leve

CONCLUSÃO

Bom hoje eu mostrei pra vocês como as escadas ficam no final do projeto, a escada pronta, lembrando sempre de seguir as normas de segurança na escolha do material, tanto a escada neutra quanto a escultural, necessitam de material antiderrapante nos degraus por exemplo, para não se tornar uma escada perigoso.

Só pra citar a escada de vidro, é mais escultural do que funcional, talvez sirva mais como decoração e cenário para fotografia, pois não tem o piso antiderrapante, aos olhos ver uma escada como essa agrada muito, mas é preciso ter muito cuidado com o material, para não ter risco de acidente.

Espero ter cumprido meu objetivo com esse vídeo, que é ter mostrado os tipos de escada e seus desenhos, e também os materiais que você possa escolher a sua com mais informação.