Telhas: conheça os principais tipos e saiba escolher a ideal

Quando iniciamos uma obra, é preciso pensar em muitos detalhes, mas algo que essencial e de extrema importância é o telhado. E quando falamos em telhado, você deve ter notado que existem diversos tipos de telha, e nesse universo de opções fica até difícil saber o que é e para que serve cada uma delas. As telhas podem proporcionar conforto térmico, leveza, relação custo e benefício, beleza e sofisticação. Tudo isso dependendo das necessidades de cada projeto.

Separamos dicas sobre as principais telhas disponíveis no mercado para te ajudar a escolher a ideal para o seu projeto. Confira abaixo!

Procurando por Telhas em Sorocaba? Confira:

Conheça os diferentes tipos de telhas disponíveis no mercado:

Telha Cerâmica

 

As telhas cerâmicas, também conhecidas por telhas de barro são muito usadas no Brasil. Uma das mais antigas formas de coberturas de edificações existentes. As telhas cerâmicas proporcionam um ótimo isolamento térmico fazendo com que a edificação fique com o ambiente interno mais fresco que o meio externo.

Há variações nas formas de telhas de barro (telha de cerâmica), e podem ser escolhidas de acordo com as necessidades do seu projeto arquitetônico, como encaixe, rendimento e até inclinação do telhado.

Uma das desvantagens desse tipo de telhado é que a telha de cerâmica necessita de manutenção frequente, já que é possível que algumas telhas trinquem ou desloquem de lugar, causando goteiras e respingos.

Entre as telhas cerâmicas, os tipos de telhas mais comuns são:

• Telha Plan: design simples, fácil encaixe ripamento e excelente isolante térmico;

• Telha Romana: design quadrado e compacto, excelente encaixe, excelente estabilidade sobre o ripamento, diversas tonalidades de cores;

Telha Portuguesa: ideal para construção e acabamento de telhados ondulados, principalmente se o projeto exige uma releitura de estilo e época ou pretende dar um formato mais arredondado e com movimento ao telhado. A montagem, simples e prática, é facilitada pela hegemonia de cada peça, com encaixe perfeito e ondulação simetricamente definida;

Telha Colonial: design simples, canal profundo, encaixe tolerante, ótima vazão das águas pluviais;

Procurando por Telhas em Sorocaba? Confira:

Telha de Concreto

 

As telhas de concreto são mais recentes no mercado da construção civil. Quando se fala em telhas de concreto a primeira ideia que vem a mente das pessoas é que se trata de um material pesado. Engana-se quem pensa assim, pois as telhas de concreto quando comparadas com determinadas telhas de cerâmica, competem em igualdade, sendo até mais leves em alguns casos.

Resistentes e bonitas, as telhas de concreto apresentam diversos modelos com linhas suaves e opções de cores, conferindo grande liberdade de escolha para o cliente. Além disso, são impermeáveis as chuvas, diferente das telhas cerâmicas que absorvem um pouco de água.

Telha de Fibrocimento

As telhas de fibrocimento são mais leves que as telhas cerâmicas, e, além da rapidez da montagem proporcionam uma grande economia no madeiramento. São o melhor custo x benefício do mercado. Como são resistentes e leves, precisam de um engradamento de telhado mais simples. Devem ser bem fixadas para que não tenha problemas com chuvas e ventos. Os tamanhos encontrados no mercado são próximos a 1,22m X 2,44m (comprimento x largura), dependendo do fabricante.

É importante observar o material do qual é feito a telha, pois em alguns casos pode ser encontrado o amianto, substância extremamene tóxica e proibida em diversos países.

Procurando por Telhas em Sorocaba? Confira:

 

Telha de Vidro

 

As telhas de vidro proporcionam a entrada de luz nos ambientes. São utilizadas conjugadas com as telhas cerâmicas ou de concreto, por isso possuem os mesmos modelos (colonial, americana, francesa, italiana, mediterrânea, etc) em ambientes que precisam de bastante iluminação.

São muito utilizadas para criar claraboias nos ambientes e produzem um visual bastante bonito.

 

Se você precisa de telhas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

 

Telha Metálicas


As telhas metálicas costumam ser as escolhidas quando a intenção é cobrir grandes vãos, quintais ou garagens, já que apenas uma telha chega a ter quatro metros de comprimento. Para construir a cobertura de um galpão as telhas metálicas estão entre as mais indicadas. Em muitos casos, não possibilitam conforto térmico, mas são de fácil instalação e bom custo benefício.

Telha Ecológica

Já existem no mercado diversas opções de telhas ecológicas, feitas de fibras naturais recicladas, com a mesma qualidade de outros materiais. Na produção são recicladas fibras de madeiras, sisal, bananeira ou coco e são adicionados betume, pigmentos e uma resina especial, que protege contra os raios UV. Algumas podem ser fabricadas com papel reciclado, asfalto e resina. Como as telhas ecológicas também devem passar por uma regulação da ABNT são seguras em relação à resistência e durabilidade.

A grande vantagem dessas telhas é a instalação simples e o peso, por serem bastante leves não exigem um grande investimento com o madeiramento.


Telha de PVC

Matéria-prima tradicional de tubos e conexões para água fria, o PVC também é usado na fabricação de telhas. As peças são encontradas em placas com perfis que imitam as telhas coloniais, além de modelos ondulados e trapezoidais. Destacam-se pela leveza - uma placa de 2,30 m de comprimento e 0,88 m de largura pesa cerca de 10 kg. As peças são fixadas com parafusos a estruturas metálicas ou de madeira.

Procurando por Telhas em Sorocaba? Confira:



Telha de Madeira

As telhas de madeira dão um tom mais rústico às construções. Uma telha de 40 cm de comprimento por 20 cm de largura pesa apenas 0,5 kg. O consumo é semelhante ao das peças cerâmicas e de concreto - cerca de 10 unidades/m², mas sua instalação é mais complexa, pois todas as telhas devem ser pregadas. Para garantir sua durabilidade, as peças passam por tratamento antifungo.

Telha de Polipropileno


Nas telhas de polipropileno, os modelos ondulado e trapezoidal são os mais comuns, aplicados em obras residenciais, comerciais e industriais. São resistentes aos raios solares e apresentam 70% de transparência. Encontradas em peças com 1 m e 1,2 m de largura e comprimento variável de 1,1 m a 6 m.