Como escolher a tinta correta em ambientes internos e externos

Foto: Unsplash

Definir a pintura das paredes é uma das etapas mais importantes da obra. Seja por uma reforma, por manutenção ou para renovar a decoração de um ambiente, a escolha da tinta ideal pode ser a diferença entre um projeto bem-sucedido e uma catástrofe completa.

Existe uma infinidade opções de tintas no mercado, além de tipos de acabamentos, o que é uma grande vantagem para os profissionais de pintura. No entanto, isso pode dificultar um pouco a escolha do produto mais adequado, principalmente para quem deseja entregar um serviço de qualidade e com bom custo-benefício.

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

Com algumas dicas simples, é possível esclarecer as dúvidas sobre o assunto e garantir que a sua obra vai ser bem executada e o resultado será como você planeja. A seguir, vamos dar algumas dicas para que você escolha a tinta correta para utilizar tanto em ambientes internos, como em ambientes externos.

Foto: Unsplash

Classificações das tintas

Você sabe quais são as classificações de tinta disponíveis no mercado? A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelece três categorias: econômica, standard e premium. 

  • A tinta econômica deve ser aplicada apenas em ambientes internos, pois não resiste à umidade. Ela possui acabamento fosco e durabilidade de até dois anos. 

  • A tinta standard pode ser aplicada em ambientes internos e externos. Ela é mais concentrada e tem proteção contra umidade e mofo. O acabamento é fosco e a durabilidade é de dois anos em áreas externas e três anos em áreas internas.

  • A tinta premium também pode ser aplicada nos dois ambientes. A durabilidade é de quatro anos em ambientes externos e cinco anos em ambientes internos. O acabamento pode ser fosco, acetinado ou brilhante.

tintas em sorocaba

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:



Tipos de Tintas

1. Tinta acrílica

Ideal para paredes de alvenaria, a tinta acrílica funciona bem em ambientes internos e externos. Existem três acabamentos disponíveis: acetinado, semi-brilho e fosco. O material é de fácil lavagem, basta um pano úmido para fazer a higienização – diminuindo a necessidade de manutenção. Para evitar bolhas durante o processo de secagem, antes da pintura, é importante verificar se as superfícies estão devidamente impermeabilizadas.

Foto: Unsplash

 

2. Tinta esmalte

Usada para superfícies de madeira e de metal, a tinta esmalte é mais resistente e tem tempo maior de secagem. Geralmente feita à base de óleo, costumam ser indicada para portas, rodapés, mobiliário e corrimões. “Hoje em dia já é possível encontrar a tinta esmalte à base de água, mas o acabamento não é tão liso e na comparação é menos duradoura que a versão original”, explica Fernanda. 

3. Tinta látex

Indicada apenas para ambientes internos, a tinta látex tem base d’água e secagem rápida. É uma ótima opção para aplicação em gesso, tem características de resistência ao mofo, mas apresenta um leve odor. No momento da pintura, é importante certificar que a superfície de aplicação esteja bem limpa.

 

Se você está precisando de tintas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

4. Tinta epóxi

Por apresentar alta resistência ao atrito, a tinta epóxi é a melhor opção para ambientes de grande circulação, como garagens, hospitais, quadras esportivas e escolas. Sua aplicação vai além das paredes, pode ser usada como revestimento para o chão, sendo bem mais econômica que o piso.

Em dúvida de qual cor escolher pro seu projeto? Leia esse artigo! As melhores cores para pintar o quarto, de acordo com profissionais

Foto: Unsplash


Tipos de acabamento

Como vimos, o acabamento das tintas premium pode ser fosco, acetinado ou brilhante. Você sabe a diferença entre eles?

O acabamento fosco é o mais utilizado e é ótimo para cobertura de imperfeições na parede e é é ideal para ambientes mais discretos.

O acabamento acetinado oferece um leve brilho e é ideal para locais que precisam de limpeza constante com pano úmido.

O acabamento brilhante tem um aspecto mais sofisticado, por isso é ótimo para dar destaque a um ambiente. Tintas com esse acabamento são ainda mais laváveis e ideiais para ambientes com crianças ou pets devido à facilidade de realizar a limpeza. Além disso, a pintura com acabamento brilhante é bastante duradoura. Entretanto, esse tipo de acabamento de pintura não disfarça imperfeições na parede.

O acabamento com textura é a escolha certa para quem deseja criar diferentes formas e relevos. Existe uma infinidade de desenhos para aplicação deste tipo de tinta, que também oferece alta durabilidade e protege a alvenaria da umidade.

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:


Tintas para ambientes externos

As paredes externas exigem cuidado extra, pois estão sempre expostas às intempéries do tempo, como o sol e a chuva. As tintas acrílicas são as mais indicadas para paredes externas na maioria dos casos, mas o mais importante é que o produto seja das categorias standard ou premium.

Em regiões chuvosas, especialmente, é recomendado o uso de impermeabilizantes de parede, que criam uma pequena camada protetora para impedir a ação da umidade.

Metais devem ser pintados com tinta esmalte ou tinta a óleo.

Nas madeiras, o ideal é usar verniz, stain, esmalte ou tinta a óleo. A escolha depende do local de aplicação, grau de proteção e acabamento desejado. 

Quer saber mais sobre pintura em madeiras? Temos um artigo especial sobre isso aqui!


Como calcular a quantidade de tinta ideal

Para calcular a quantidade de tinta necessária para pintar um ambiente, siga esses passos:

  1. Confira no rótulo do produto a metragem coberta pelo material;
  2. Meça a área do cômodo (largura multiplicado pela altura);
  3. Multiplique a área do cômodo pelo número de demãos (o ideal é passar no mínimo duas).

Quanto mais demãos, mais intensa é a cor final da parede. Um pouco de sobra não é problema, pelo contrário, pode ajudar em possíveis retoques.