Eletricista pode trabalhar sozinho?

Eletricista pode trabalhar sozinho?

Na área industrial é muito comum que o eletricista trabalhe em dupla com outro eletricista ou com um ajudante de elétrica. Por isso, muita gente acha que isso é uma regra, mas será que todo eletricista precisa trabalhar em dupla? Já que estamos falando de uma questão de segurança em eletricidade temos que consultar a NR 10.

 

NR 10

A NR 10 é uma norma regulamentadora que estabelece a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, para garantir a integridade dos trabalhadores que trabalham em instalações elétricas e serviços com eletricidade, direto ou indiretamente.

A NR 10 se aplica nas fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas proximidades.

A NR 10 tem um único tópico que trata de trabalho individual de eletricista, que está no item 10.7.3. O item 10.7.3 fala que “Os serviços em instalações elétricas energizadas em AT, bem como aqueles executados no Sistema Elétrico de Potência – SEP, não podem ser realizados individualmente.”

Procurando por Eletricistas em Sorocaba? Confira:

A norma NR 10 fala que tensão superior a 1.000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra é alta tensão (AT). Já SEP é o conjunto das instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica até a medição, inclusive.

A norma deixa bem claro que somente em serviços de AT ou no SEP, não pode trabalhar individualmente, sendo assim em AT e SEP o eletricista vai precisar de trabalhar em dupla ou ajudante para não realizar trabalho sozinho. Já em baixa tensão e extra-baixa tensão, a norma não cria proibição para o trabalho individual, sendo assim eletricista industrial que executa trabalhos na baixa tensão pode sim trabalhar sozinho.

A baixa Tensão (BT) é tensão superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra. Já extra-baixa tensão é tensão inferior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

Vantagens – Ajudante

Sabemos que a profissão que envolve eletricidade é muito imprevisível podendo gerar acidentes, por esse motivo é muito importante ter o treinamento de NR 10 sempre em dia, tanto o eletricista quanto o ajudante de elétrica.

A norma NR 10 não obriga o eletricista ter um ajudante para trabalhar em baixa tensão elétrica. Porém ter um ajudante de elétrica é muito mais cômodo, pois existem grandes vantagens que um ajudante de eletricista pode trazer na execução dos trabalhos como:

Segurança para o eletricista

A primeira vantagem e mais importante é em questão de segurança. Ao realizar trabalhos em eletricidade corremos grandes riscos de sofrer um choque elétrico, por esse motivo sempre é bom trabalhar com um ajudante, pois caso ocorra um acidente sempre terá uma pessoa para auxiliar pedindo socorro ou fazendo os primeiros socorros.

Procurando por Eletricistas em Sorocaba? Confira:

Auxiliar em trabalho em altura

Grande parte dos eletricistas sempre estão em grandes alturas realizando troca de lâmpadas, instalação de ventilador, lustre etc. A NR 35 é a norma que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, então é importante o eletricista que está constantemente trabalhando em altura ter treinamento de NR 35, para complementar seu currículo e principalmente para a segurança da sua vida. Porém mesmo tendo um bom treinamento de NR 35 e ótimos equipamentos, ter um ajudante para auxiliar com amarração de cordas, segurar escadas, manter pessoas distantes do local de trabalho é uma segurança a mais para o eletricista.

Transportar equipamentos e ferramentas

Um bom eletricista sempre tem grande variedade de ferramentas e equipamentos para realizar o serviço de maneira adequada, com isso dificultando uma pessoa carregar essas ferramentas para todos locais da obra. O ajudante além de ajudar a carregar as ferramentas e equipamentos, também pode realizar limpeza e manutenção simples nas ferramentas e equipamentos, assim sempre deixando as ferramentas e equipamentos pronta para o uso.

 

Passagem de cabos

A passagem de cabos nem sempre é uma atividade fácil de realizar sozinho ainda mais em grandes distâncias. O ajudante é fundamental para ajudar na passagem dos  cabos, pode ficar em outro ponto da instalação puxando os fios para que não trave nos eletrodutos, assim agilizando o serviço e evitando dor de cabeça.

Procurando por Eletricistas em Sorocaba? Confira:

Entrega de trabalho

O relógio é  o grande inimigo dos eletricistas para a entrega do serviço. E contratando um ajudante contribui muito para reduzir o prazo de entrega do serviço, dessa forma sendo realizado no tempo correto, pois com um ajudante o eletricista pode realizar tarefas mais complexas como por exemplo fechamento de QDC. Enquanto isso o ajudante pode realizar como por exemplo, realizar as instalações de tomadas, interruptores, espelhos etc. Assim o tempo perdido, caso estivesse trabalhando sozinho.

Grande parte dos eletricistas autônomos pensam que contratar um ajudante velar a falência, porém não é isso que vai levar o eletricista a falência. Abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica mostrando cinco erro que levam o eletricista a falência.

 

Fonte: https://www.mundodaeletrica.com.br/eletricista-pode-trabalhar-sozinho/