Mármores claros: sofisticação atemporal e os detalhes exclusivos nos porcelanatos da Roca Cerámica e Incepa
A Série Marmo Real, da Incepa, é inspirada no clássico mármore italiano Calacata Oro e estampa, com fidelidade, seus veios cinzas e rajados levemente dourados. No catálogo da marca é encontrado nas dimensões 90 x 90 cm e 60 x 120 cm nos acabamentos polido e acetinado | Divulgação: Incepa
O efeito dos mármores claros sempre foi um dos mais apreciados nos projetos de arquitetura e a afirmação é confirmada! Desde sempre, ainda nos idos da antiguidade, a estética das rochas já era associada ao status de nobreza – uma percepção perene, inclusive no período contemporâneo –, e desejada como símbolo de luxo e sofisticação.
De origem italiana, o Calacata Oro e o Carrara, originário da cidade com seu nome, na região da Toscana; o Calacata, com sua perspectiva metamórfica derivada de outras rochas; e o brasileiríssimo Paraná, são alguns dos mármores reproduzidos nas séries da Roca Cerámica e Incepa, marcas da Roca Brasil Cerámica, empresa do grupo mexicano LAMOSA.
Além de fazer alusão aos mármores presentes em todo o mundo, as coleções capturam a beleza, o requinte e as nuances das incontestáveis tonalidades e veios que conferem a atemporalidade do material natural para o revestimento e pisos e paredes, bem como bancadas e movelaria em ambientes com os mais diversos estilos decorativos.
Por que apostar no porcelanato para exprimir a imponência dos mármores claros?
A resposta é simples: além de exprimir a intensidade dos traços de cada tipologia, os porcelanatos das marcas Roca Cerámica e Incepa entregam atributos adicionais como a alta resistência e durabilidade, resultado das mais altas tecnologias empregadas durante o processo de fabricação, facilidade de manutenção e limpeza no dia a dia e uma diversidade de acabamentos e tamanhos, incluindo os SuperFormatos.
Acompanhe mais razões listadas pela Roca Brasil Cerámica:
Nos projetos de arquitetura, a excelência na representação dos mármores de tonalidades claras reside também na capacidade de criar contrastes impactantes com outros materiais como a madeira, metal e outros materiais com efeitos de cores vibrantes. Essa combinação realça a exuberância das características de cada tipologia, destacando as referências únicas e realçando os demais elementos do ambiente.
Da Roca Cerámica, a Série Gran Calacata é uma reprodução sublime do mármore Calacata nos SuperFormatos de 160 x 320 cm e 160 x 160 cm. As dimensões de larga escala ampliam a percepção dos veios e desenhos da pedra natural | Divulgação: Roca Cerámica
Ideal para ambientes internos secos em aplicações convencionais e também em bancadas, tampos ou painéis, Gran Calacata, da Roca Cerámica, apresenta detalhes em carving, que ressaltam os desenhos e trazem pontos de luz em baixo relevo e superfície mate. Já a versão Micro Crystal, com a aplicação de uma camada cristalina de esmalte, enaltece seu brilho intenso e a profundidade dos veios que se tornam muito mais vivos e densos.
Ambientes atemporais
O porcelanato que retrata a suavidade dos mármores claros pode marcar presença em diversos ambientes dos projetos residenciais, como salas de estar e jantar, onde adiciona as percepções de amplitude e luminosidade, bem como cozinhas e banheiros, tornando-se uma escolha perfeita pelo seu viés refinado – sem contar a continuidade de sua aplicação nas bancadas e cubas esculpidas.
A versatilidade dos SuperFormatos presentes nas séries da Roca Cerámica e Incepa amplia ainda mais as possibilidades de uso, permitindo recobrir grandes áreas, com um mínimo de juntas, em um resultado visual contínuo e elegante.
Série Light Marble, da Roca Brasil Cerámica, revela a predominância do branco com veios suaves. Com 7mm de espessura e o tamanho de 90 x 90 cm, permite integrar espaços com diferentes finalidades de uso | Divulgação: Roca Cerámica
O mármore Carrara, um dos grandes clássicos da arquitetura de origem italiana, inspirou a Série Carrara, da Roca Cerámica. A variação dos desenhos, resultado da tecnologia HD de impressão, entrega um fundo branco com veios acinzentados que denotam o luxo e a sofisticação| Divulgação: Roca Cerámica
Considerado um dos clássicos da marca, Carrara é produzido tanto como inserto de paredes 30 x 90 cm ou no porcelanato 90 x 90 cm para áreas molhadas (GRIP) ou seca (mate), o 60 x 120 cm, também no mate, e no SuperFormato 120 x 120 cm nos efeitos Micro Crystal ou mate.
Seguindo a linha dos mármores exóticos, o SuperFormato 120 x 2,50 cm da Série Calacata-Renoir, da Roca Cerámica, é outra aposta para quem busca uma beleza que perdura com o passar do tempo. Para promover a extensão dos veios, a marca desenvolveu as faces A, B e C e, para completar, a finalização em Micro Crystal realça ainda mais a vivacidade dos desenhos | Divulgação: Roca Brasil Cerámica
O realismo marca a Série Lincoln, da Roca Cerámica, emula o precioso mármore Calacatta Lincoln extraído nos Estados Unidos. Nos SuperFormatos 100 x 200 cm, 120 x 250 cm e 120 x 120 cm e nos acabamentos Soft Touch e Micro Crystal, concede um caráter contemporâneo aos projetos de arquitetura | Divulgação: Roca Cerámica
Genuinamente nacional e extraído nas jazidas situadas no estado da região Sul, o desenho da Série Mármore Paraná é um queridinho tanto no mercado interno, como no exterior, que se encanta pela forma dos veios dourados e o cinza que, de maneira ímpar e assimétrica, se espalham no fundo off-white.
Nos acabamentos Micro Crystal e mate, a Série Mármore Paraná, da Roca Cerámica, é encontrada nos SuperFormatos 120 x 120 cm, 120 x 250 e 160 x 160 cm | Foto: Roca Cerámica
Se você está procurando marmorarias em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.
Sobre a Roca Brasil Cerámica
A Roca Brasil Cerámica, à frente das marcas de revestimentos Roca e Incepa, pertence ao Grupo LAMOSA, empresa mexicana de atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com operações em 9 países e 33 centros de produção nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo LAMOSA, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 280 milhões de m².
Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo.
O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira supercompactadora Contínua+. Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de SuperFormatos com revestimentos nas dimensões de 120 x 120 cm, e a partir de 2020 nos tamanhos 100 x 200 cm e 120 x 250 cm, uma verdadeira revolução na indústria cerâmica e no mercado da arquitetura e construção.
Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora – com o início da operação no segundo semestre de 2023 –, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de SuperFormatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320cm, capazes de atender, além das obras, o segmento moveleiro.
Seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos: em 2019, tornou-se a primeira indústria nacional de revestimentos cerâmicos a investir na Análise do Ciclo de Vida (ACV), estudo que monitora os impactos de sua produção. Entre as melhorias conquistadas com esse trabalho, entre os anos de 2021 e 2022, estão a redução do consumo de água por m² em 3%; diminuição do consumo de energia em 5%; destinação de 95% dos resíduos gerados nas fábricas para fins nobres (reuso ou reciclagem); extinção do coque de petróleo sendo substituído pela biomassa, um combustível renovável.
Essa matéria foi concedida pela DC33. Muito obrigado Roca Brasil Cerámica e DC33 pelo material disponibilizado.