Piscinas com borda infinita invadindo as construções residenciais!

Piscinas com borda infinita invadindo as construções residenciais!

Piscinas com borda infinita são amplamente usadas em hotéis e resorts para trazer um ar de luxo e elegância para o ambiente, mas já não é um projeto exclusivo para edifícios comerciais. Elas estão conquistando cada dia mais o mercado residencial valorizando e embelezando muito as casa com esse tipo de construção.

 

Procurando por Piscinas em Sorocaba? Confira:

Mas o que é essa tal de borda infinita?

É uma técnica de construção aplicada a uma ou mais beiradas da piscina para transmitir a ideia de amplitude.  Ela faz com a água transborde na(s) borda(s) fazendo com que o horizonte se mescle com a paisagem dando essa impressão de infinito.

Piscinas desse tipo são melhores aproveitadas quando construídas em terrenos com declives e em lugares altos porque assim se têm maior projeção para admirar a paisagem. Porém podem ser construídas em terrenos planos também, mas a construção será mais custosa devido à necessidade de criar um desnível para a “visão do infinito”.

Vale dizer que uma piscina com borda infinita é um projeto custoso por si só. Para sua construção serão necessários maiores investimentos com mão de obra especializada e com a aquisição de bombas e tubulações para fazer retornar a água que transborda. Esse investimento pode fazer a obra custar entre 10% a 20% mais do que uma construção convencional de piscinas. A manutenção e limpeza também apresentarão maiores custos, um exemplo é a constante reposição de cloro, por ser um material muito volátil ele evaporará com mais rapidez nesse tipo de construção.

Procurando por Piscinas em Sorocaba? Confira:

Piscinas com borda infinita também precisam de um bom espaço para ser construídas com o efeito desejado. Por recomendações de arquitetos é importante reservar pelo menos 30m² para essa construção. Essa medida atende tanto a necessidade estética de continuidade da paisagem quanto para a manutenção da segurança dos usuários.

De um modo geral, apesar do efeito que a borda infinita provoca esse projeto não apresenta riscos aos usuários, só é importante atenção com as crianças que adoram pular.

Reserva-se também uma extensão de aproximadamente 20 cm de comprimento ao redor da borda infinita para a construção de uma espécie de calha que vai recolher e filtrar a água que transborda. Assim se evita gastos desnecessários com a conta de água e desperdício da água do planeta.

Existem três métodos para fazer a água retornar a piscina depois de transbordada: por meio de pedras, por meio de um sistema de movimentação da água ou por um sistema de motobomba.

Procurando por Piscinas em Sorocaba? Confira:

Por meio de pedras:

Elas funcionam como decoração e recolhem a água que vai transbordando da piscina.

Por meio da movimentação da água:

Esse é considerado o método mais econômico, no qual a água que transborda é armazenada e depois, manualmente é mandada de volta para a piscina quando o nível de água baixar.

Por meio de um sistema de motobomba:

Modo automático de transbordamento da água, assim que ela cai na calha é bombardeada automaticamente de volta para a piscina.