A importância do uso de andaimes nas obras

Os andaimes são estruturas que auxiliam nas obras em que é necessário alcançar um lugar alto de maneira segura.

Ao evitar utilizar essas estruturas nas obras você estará colocando vidas em risco, além de ocasionar acidentes, atrasos no andamento e custos adicionais. Você com certeza não quer que tamanho desastre ocorra, certo?

Então para te ajudar a entender a importância do seu uso e todas as regras e regulamentações necessárias que se deve seguir para evitar acidentes, trouxemos esta matéria completa para você, com todas as informações necessárias em um só lugar.

Procurando por Andaimes em Sorocaba? Confira:

Importância histórica dos andaimes

 

As informações envoltas da criação dos andaimes são bastante escassas e imprecisas. Conseguimos somente uma estimativa referente a ela, graças a furos em cavernas no sudoeste da França na época paleolítica, que sugeri que foram usados para auxiliar em pinturas rupestres.

Outro achado importante sobre o seu uso foi no Egito, onde foi encontrado pinturas de andaimes na construção de um obelisco e documentos evidenciam que andaimes de madeira auxiliaram na construção das pirâmides.

Com isso temos uma visão panorâmica de como os andaimes foram importantes na história da civilização humana, sendo um instrumente que vem auxiliando nas invenções humanas a séculos.

Então frisando mais uma vez, não subestime o seu uso! Se os criadores das magníficas pirâmides usaram, quem somos nós para subestimar sua importância para construir algo bem feito, não é?

 

Benefícios do uso de andaimes

 

 

Agora, você já deve estar convencido da importância deles, mas te darei mais alguns motivos para você utiliza-los. Você com certeza amará os diversos benefícios que eles oferecem no andamento da obra. Vamos conferir então alguns deles:

Acesso seguro

O uso de andaimes permite que os trabalhadores tenham acesso a áreas altas de uma estrutura em construção e permite que concluam suas tarefas com segurança, sem ter que escalar estruturas ou utilizar métodos não confiáveis para acessar as áreas de trabalho.

Plataforma de trabalho e apoio

Os andaimes fornecem uma superfície nivelada e ampla para que os trabalhadores executem suas tarefas com espaço e estabilidade. Isso ajuda a melhorar a qualidade do trabalho, porque agora há espaço adequado para usarem as ferramentas e materiais sem que tenham que subir e descer, economizando tempo.

Inspeção e manutenção

A sua utilização também permite o acesso de engenheiros, arquitetos e inspetores às estruturas relacionadas com a construção, garantindo o cumprimento dos padrões de qualidade e segurança.  Além disso, facilitam a manutenção contínua durante a construção, permitindo que os problemas sejam rapidamente encontrados e resolvidos.

Eficiência e segurança

O uso do andaime melhora a eficiência do trabalhador porque cria um ambiente de trabalho mais seguro, organizado e com menor risco de acidentes. Com isso é alcançado prazos de construção mais curtos e maior produtividade.

 

Se você está procurando por andaimes em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Procurando por Andaimes em Sorocaba? Confira:

Além dos benefícios que te fizeram amar os andaimes, há o lado negativo em não os usar ou usar inadequadamente. Alguns dos principais riscos de não usar andaimes incluem:

  • Trabalhadores adquirindo lesões por esforço repetitivo;
  • Multas e deliberações legais no caso de uso incorreto;
  • Custos adicionais, como despesas médicas, reparações, multas e litígios em casos de acidentes;
  • Imagem prejudicada da empresa, afetando a capacidade de atrair futuros clientes.

Pelos motivos citados o uso de andaimes deve ser feito por profissionais específicos e obedecer às regulamentações de segurança do país e da indústria. Dessa forma você não estará em desacordo com a lei e não será pego desprevenido. Fique atento!

 

Normas no uso de andaimes

 

 

No Brasil, o uso de andaimes é regulamentado por diversas normas e regulamentos técnicos que visam garantir a segurança dos trabalhadores e a qualidade das estruturas. Alguns dos principais documentos relacionados a este assunto são:

  • NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção: A Norma Regulamentadora 18 estabelece diretrizes sobre condições de trabalho na construção civil, incluindo regras específicas para utilização de andaimes. Ela define requisitos como tipos de andaimes, montagem, desmontagem, manutenção, uso de EPI, entre outros;
  • ABNT NBR 6494 - Execução de Andaimes: esta norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) trata de critérios de desempenho de andaimes, incluindo requisitos de projeto, montagem, desmontagem e especificações;
  • ABNT NBR 14718 - Plataformas de Trabalho em Altura - Requisitos de Segurança: esta norma estabelece requisitos de segurança para trabalhos em pisos elevados, inclusive pisos sobre andaimes;
  • ABNT NBR 15961 - Acesso por cordas - Qualificação e Certificação de Pessoas: embora não seja específica para andaimes, esta norma especifica o acesso por corda para trabalhos em altura, que pode ser uma alternativa aos andaimes convencionais;
  • ABNT NBR 5674 - Manutenção de Edificações: embora não seja específica para andaimes, esta norma trata da manutenção geral do edifício, incluindo aspectos de segurança relacionados aos andaimes após a montagem;
  • Lei nº 12.844/2013 - Programa de Modernização do Parque de Iluminação Pública: embora não se limite aos andaimes, esta lei abrange a utilização de andaimes na instalação e manutenção de iluminação pública.

 

Lembre-se de que as regras podem ser atualizadas ou revisadas de tempos em tempos, por isso é importante consultar as versões mais recentes desses documentos e quaisquer leis adicionais que possam ter sido alteradas com o tempo.

Além disso, é fundamental consultar autoridades reguladoras e especialistas da área para obter informações atualizadas e precisas sobre o assunto.

Por fim, sempre priorize consultar e contratar profissionais especializados e materiais de confiança ao dai início as obras.

Agora você sabe o necessário sobre a utilização de andaimes e vai lembrar da importância deles em suas obras futuras.