Checklist de materiais elétricos essenciais para sua residência

Dependemos de energia elétrica para quase todas as atividades do nosso dia-a-dia, e muitas vezes não nos damos conta da importância desse sistema em nossa rotina, desde atividades mais simples até as mais complexas podem depender de energia elétrica. Um sistema elétrico é composto de diversas partes que se conectam e assim, conseguem energizar equipamentos.

Além da sua utilidade, o sistema elétrico de uma residência também proporciona conforto, bem-estar e segurança. No momento da escolha para executar um projeto ou reforma, é importante contar com a assistência de um eletricista qualificado e também com um bom atendente da loja, que irá orientar sobre os materiais elétricos disponíveis, sua qualidade, variedades e custo benefício.

Procurando por Materiais Elétricos em Sorocaba? Confira:

Neste artigo, fizemos um checklist dos materiais elétricos indispensáveis em qualquer obra ou reforma, para que você tenha praticidade e facilidade no momento da compra. Lembrando que a consultoria de um eletricista é indispensável nesse momento, ele é o profissional indicado para esclarecer todas as suas dúvidas, trazendo mais segurança para você e sua família.

Materiais elétricos são o grupo composto por todos os componentes necessários para que a energia fornecida pela companhia elétrica possa chegar até a nossa residência. Esses materiais - que incluem fios, cabos, disjuntores, lâmpadas, interruptores, tomadas etc. - são fundamentais em qualquer projeto e é por conta deles que podemos ter a segurança de ligar um aparelho de som, usar o ar condicionado entre outros. Na fase do projeto elétrico, o eletricista definirá quais e quantos componentes serão utilizados em cada ambiente, facilitando o momento da escolha e da compra para o proprietário.

Você sabe como é feita a distribuição de energia elétrica? | LGSA

 

Os materiais elétricos podem ser divididos em três categorias, de acordo com a sua função. São elas:

  • Condutores

    Você sabe quais são os materiais condutores e quais os isolantes? - Blog |  TRIDAN

  • Isolantes

    Isolantes utilizados na engenharia elétrica | Mecânica Industrial
  • Semicondutores

Semicondutores – O que são e para que servem!


Confira abaixo o checklist de materiais elétricos essenciais:

 
 DR 
 Barramento neutro 
 Barramento terra 
 Pente fase 
 Isolador para pente fase 
 Terminais tubulares 
 Conector genérico 
 Obturadores 
 Fitas isolantes 
 Caixas multiuso
 Disjuntores 
 Caixa Moldada 
 Minidisjuntores 
 DPS   
 Sensor de presença 
 Lâmpadas  LED 
 Quadros de distribuição 
 Chave boia 
 Contator 
 Relé térmico 
 Botoeiras e sinalizadores 
 Quadro VDI 
 Interruptores e tomadas