Como escolher o tipo de bloco de concreto ideal para sua obra?

Escolher o tipo de bloco de concreto adequado para o seu projeto é uma etapa crucial, pois afetará a durabilidade e o desempenho da construção. Existem algumas considerações importantes a serem feitas ao tomar essa decisão.

 

Procurando por Blocos de Concreto em Sorocaba? Confira:

 

 

Em primeiro lugar, é essencial avaliar a finalidade da construção. Dependendo se você está construindo uma parede interna, uma parede externa, uma fundação ou algum outro elemento estrutural, haverá requisitos específicos a serem atendidos. Por exemplo, para paredes internas, blocos de concreto simples podem ser suficientes, enquanto para paredes externas ou estruturas que exigem maior resistência, como fundações, é recomendado o uso de blocos de concreto estrutural.

Outro fator a ser considerado é a carga que a estrutura terá que suportar. Se você estiver construindo uma parede de suporte ou uma estrutura que suportará cargas pesadas, como uma laje, é importante escolher blocos de concreto com alta resistência e capacidade de suportar essas cargas. Nesse caso, os blocos de concreto estrutural seriam mais adequados.

 

Se você está procurando blocos de concreto em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Além disso, leve em conta os requisitos de isolamento térmico e acústico do projeto. Se a eficiência energética e o isolamento são preocupações importantes, você pode optar por blocos de concreto celular, que possuem células de ar incorporadas, proporcionando uma melhor capacidade de isolamento térmico.

Também é essencial consultar as normas técnicas e regulamentos locais para garantir que o tipo de bloco de concreto escolhido esteja de acordo com os padrões de qualidade e segurança estabelecidos.

Ao selecionar o tipo de bloco de concreto, considere a disponibilidade local, os custos envolvidos e a experiência dos profissionais envolvidos na construção. Consultar um engenheiro civil ou um especialista em construção pode ser uma boa ideia para tomar uma decisão informada.

Você vai construir ou reformar mas ainda não sabe qual o tipo de bloco de concreto irá precisar em sua obra? Estamos aqui para te ajudar! A Pirâmide Pré-Moldados trabalha e fabrica três classes de blocos de concreto: a Classe A, Classe B e a Classe C. Cada uma com características específicas e adequadas para cada tipo de obra. É importante usar o bloco de concreto ideal para evitar incidentes posteriormente. As famílias de blocos de concreto seguem dimensões padronizadas. Existem famílias com comprimento de 29 ou 39 cm. O que varia é a resistência de cada bloco. A resistência é medida em MPa, Mega Pascal, que é a pressão exercida por uma força de um newton, uniformemente distribuída sobre uma superfície plana de 1 metro quadrado de área, perpendicular à direção da força. Abaixo, seguem as especificações de cada classe:

Classe A

A classe A dos blocos de concreto tem função estrutural e resistência acima de 8,0 MPa. É recomendada para obras de alvenaria acima ou abaixo do nível do solo. É a classe mais resistente de todas.

Classe B

A classe B dos blocos de concreto tem função estrutural e resistência de 4,0 à 8,0 MPa. É recomendada para obras de alvenaria apenas acima do solo.

Classe C

A classe C dos blocos de concreto tem função estrutural e resistência de 3,0 à 4,0 MPa. Assim como a classe B, é recomendada para obras de alvenaria apenas acima do solo. É recomendada a designação M10 para edificações de no máximo um pavimento, os designados M12.5 são ideais para edificações de até dois pavimentos e os designados de M15 e M20 para edificações maiores. Dentro de cada classe existem mais de um modelo de bloco de concreto, pastilha, canaleta, compensador, entre outros.