Entenda a importância da escolha certa dos espelhos no banheiro

 

No ambiente Baño Tulum, realizado pela dupla de arquitetos Joe Filho e Talitha Cassettari para a 35ª edição da CASACOR São Paulo, os espelhos se destacam por suas formas orgânicas e a iluminação de LED | Foto: Renato Navarro

 

Na relação de itens que compõem os projetos de banheiros e lavabos, os espelhos não figuram apenas como decorativos: são considerados essenciais tanto para a estética do projeto, como também para as funções desejadas pelas pessoas. Seja para realizar a maquiagem, fazer a barba ou conferir o visual antes de sair, vale ressaltar que espelho ‘não é tudo igual’. Junto com o formato, a observância do local contribui para a definição do modelo que melhor atenderá a demanda dos usuários.

Procurando por Vidraçarias em Sorocaba? Confira:

Para quem busca entender mais sobre como o objeto transforma os ambientes e conhecer as características a serem analisadas antes de considerá-lo para a utilização, os arquitetos Joe Filho e Talitha Cassettari, do escritório Joe Filho Arquitetos, compartilham sua experiência, bem como dicas super relevantes.

 

Item de praxe

Em um banheiro, o espelho é um objeto visual que reflete a imagem da pessoa e auxilia nas atividades diárias como escovar os dentes, se barbear, escovar cabelos, fazer skincare e se maquiar, além de que altera a percepção de espaço, podendo deixar o ambiente mais amplo e mais aberto – tudo depende da disposição e  do planejamento de quem faz. Mas espelhos também são decorativos e, por apresentarem diferentes formatos, cores e molduras, é primordial defini-los de acordo com a intenção pretendida.

 

“Espelhos para lavabo e banheiro não devem ter seu emprego pautado somente na reflexão da imagem do usuário, mas também contribuir para um visual bacana”, ressalta Talitha. No que diz respeito ao formato, a tendência do décor é investir em formatos inovadores e que vão além dos tradicionais quadrados, retangulares, bisote ou redondo. “Assim como no projeto do banheiro que realizamos para a CASACOR São Paulo, adoramos apostar nos espelhos com envergadura orgânica e ovais, como também as composições que trazem mais de uma peça”, orienta Joe.

 

Se na hora de comprar o espelho, ainda surgirem dúvidas quanto às dimensões necessárias, lembre-se que os espelhos necessitam ter no mínimo 35 centímetros, independente se são para banheiros ou lavabos. Espelhos precisam ser suficientes para que o usuário enxergue não só o seu rosto, mas também parte de seu tronco ou ele todo, de preferência. Compre o espelho que a necessidade do seu ambiente pedir, pois cada um tem uma função, como: espelhos planos, antiembaçantes, côncavo – de aumento, ideal para quem se maquia diariamente. Ainda segundo Joe, uma dica valiosa é valorizar a iluminação do espelho.

 

Iluminação

Espelhos e luz são elementos que ‘dialogam’, devem ser pensados juntos quando se trata de um cômodo como o banheiro ou lavabo. Um projeto luminotécnico eficaz contribui para compor o ambiente e, nesses espaços, é indicado trabalhar com um mix entre luz branca, indispensável para propiciar maior visibilidade, clareza e naturalidade, enquanto o ‘calor’ da luz amarela adiciona a sensação de acolhimento. Portanto o ideal seria trabalhar sempre com a iluminação em 3.000K.

 Banõ Tulum_2.WEBP

Em toda volta do espelho, o LED amplia o campo visual do Baño Tulum | Foto: Renato Navarro

 

Alinhado com a proposta decorativa do projeto, os arquitetos promovem a distribuição das luzes. No Baño Tulum, o ambiente inspirado na cidade mexicana de Tulum evoca elementos que remetem ao cenário praiano, natureza e a conexão com a história maia da região. Para investir na viagem sensorial e de aconchego, o arquiteto Joe Filho conta que optou por um espelho de formato oval não muito comum, de dimensão alongada e que não dispensou a iluminação neutra advinda da peça. Com cerca de 3000K de temperatura, o projeto executado por ele e Talitha ainda consideraram o emprego de fitas de LED de forma a auxiliar e não alterar a tonalidade de pele dos visitantes que conhecerem o espaço durante a CASACOR.

 

“A ideia de incluir um espelho até o chão foi considerada para adicionar mais imponência e destaque. Mas junto com esse viés decorativo, não deixamos de lado a funcionalidade”, detalha Talitha. “No que diz respeito ao Índice de Reprodução de Cor (IRC), todas as fitas de LED precisam apresentar um índice acima de 90%. Esse percentual é essencial, por exemplo, para uma pessoa que está retocando a base. De forma alguma ela pode sair com um tom mais amarelado e divergente com aquilo que ela espera como resultado”, esclarece Joe Filho.




Essa matéria foi concedida pela DC33. Muito obrigado Joe Filho Arquitetura e DC33 pelo material disponibilizado.