Escadas internas e dicas de decoração

Escadas internas apresentam inúmeras variedades de formato, tamanhos e modelos. Aliadas da decoração e da ambientação conseguem transformar toda a personalidade da sua casa ou apartamento. Falaremos um pouco sobre os formatos e aplicações mais vistos na construção civil em diferentes espaços e ambientes.

Procurando por Escadas em Sorocaba? Confira:

Escada em “U":

A escada em “U" segue em linha reta mudando de direção em outro patamar, a mudança de direção pode ocorrer tanto no meio do trajeto como visto geralmente como também no começo ou no fim dos degraus.

Pode separar dois ambientes ou ser construído próximo a uma parede, é um modelo que ocupa bastante espaço da casa, porém ainda é considerado compacto, pois todo o espaço sobre ela pode ser usado.

São inúmeras formas de aproveitamento desse espaço "sobre a escada", dependendo do projeto, jardins de inverno, espelhos d'agua, closets ou até mesmo pequenos lavabos podem ser construídos.

Escada em “L":

Levam esse nome porque criam um ângulo de 90º ao mudar de direção, também por seu desenho na planta baixa que assim como a escada em “U" lembrar a letra “L".

Usualmente é construída próxima de paredes para um aproveitamento maior de espaço, tendo em vista que esse modelo apesar de necessitar de uma parede horizontalmente larga, utiliza um espaço de volume menor.

Pode ser construído no meio de ambientes também, dando um toque moderno na decoração, com a escolha de Degraus correta e um bom aproveitamento do espaço sobre ela, vem a ser um elemento chave na decoração de pequenos ambientes.

Procurando por Escadas em Sorocaba? Confira:

Escada reta ou de um lance:

É o modelo mais simples de executar portanto é o mais comum, pode ser usada de diferentes maneiras dependendo do espaço horizontal disponível, se esse for grande podem ser implantados pequenos patamares para aliviar a subida dividindo o lance único em quantos possíveis.

 

Se você está procurando escadas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.


No espaço sobre ela podem ser planejados, bares, moveis sob medidas e até mesmo home offices, dando funcionalidade e beleza a escada reta.

Escada helicoidal ou caracol:

Apesar de receber diferentes nomes esse modelo consiste em um eixo no meio com a escada construída em volta, seu nome mais popular é a escada em caracol.

Esse modelo é escolhido geralmente pelo aproveitamento de espaço ou pelo apelo estético em arquiteturas mais modernas, mas apresenta algumas desvantagens, por exemplo, seus degraus por serem mais perto do eixo não permitem apoio total do pé, idosos e crianças e até mesmo adultos desatentos podem sofrer acidentes.

O transporte de moveis pela escada em caracol sempre é um grande problema principalmente se o buraco da laje for reduzido seguindo o padrão espiral da escada.

Escada circular:

Indicada para casas espaçosas a escada circular não segue um eixo central, apresentando curvas mais leves do que a escada helicoidal e ocupando muito mais espaço.

Seu ar imponente é muito usado na arquitetura moderna com linhas orgânicas, podendo curvar-se para ambos lados de maneira elegante e suave.

O espaço sobre ela dificilmente poderá ser usado como espaço de armazenamento, porém elementos de decoração podem ser combinados com as curvas. Em salas de estar por exemplo, poltronas e mesas podem ser dispostas no espaço modernizando e usando ainda mais o design da escada como compositor de ambiente. Você pode optar também por jardins de inverno preenchendo o vazio sobre a escada, estes podem dar um toque aconchegante ou exótico ao seu hall de entrada.

Escada para o sótão

Cada vez mais aproveitado nos projetos, os sótãos são conhecidos pelo pouco espaço, por isso o mais comum é vermos escadas retas de um lance, ou escadas helicoidais (do tipo caracol) fixas nos sótãos.

Se a ideia for economizar espaço no andar inferior, você pode optar por um modelo retrátil ou móvel próprio para áticos. Este por sua vez é geralmente acionado por uma alavanca, alçapão ou sistema elétrico, uma vez em cima é possível guardar a escada liberando completamente o andar inferior.

Procurando por Escadas em Sorocaba? Confira:

Geralmente a escada para sótão tende a ser bem inclinada devido à falta de espaço, mas isso não impede de maneira alguma, que tenham um design arrojado, moderno e funcional. Muitos projetos aplicam escadas fixas e moveis de sótão como objeto de decoração e suas possibilidades são ilimitadas.

A escolha entre móvel ou fixa vai depender e muito do nível de uso do cômodo, se o mesmo for usado com frequência o mais indicado são as opções fixas, escadas moveis podem apresentar problemas no uso, necessitando de uma manutenção frequente. O modelo fixo, por outro lado necessita de mais espaço no andar inferior.

O valor de uma escada móvel de qualidade é bem menor se comparado ao de uma escada fixa de mesma qualidade, porém além de manutenção a escada fixa também apresenta mais perigo, tendo em vista que tanto uma quanto a outra possuíram os degraus pequenos, é importante pensar na faixa etária de quem usará a peça.