Gesso pode ser usado em áreas úmidas, como banheiros e cozinhas?

O gesso é um material bastante versátil e utilizado em diversas áreas da construção civil, desde a construção de paredes até a decoração de interiores. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas se o gesso pode ser usado em áreas úmidas, como banheiros e cozinhas.

Procurando por Gesso - Venda em Sorocaba? Confira:

A resposta é sim, o gesso pode ser utilizado em áreas úmidas, mas é preciso tomar alguns cuidados específicos. O gesso comum não é resistente à umidade e pode se deteriorar rapidamente quando exposto a ela, o que pode causar problemas como o descolamento das placas de gesso, mofo e bolor. 

Por isso, é recomendável utilizar o gesso acartonado ou drywall nas áreas úmidas. Esse tipo de gesso é resistente à umidade e possui uma camada de papel especial que impede a absorção de água, garantindo a sua durabilidade em ambientes molhados.

No entanto, mesmo com o uso do gesso acartonado, é importante realizar a impermeabilização adequada da área antes da instalação do gesso. Isso pode ser feito com a aplicação de uma camada de selante ou impermeabilizante nas paredes e no piso da área.



inodoro de cerámica blanca cerca de la combinación de tocadorFoto: Unsplash

Outro cuidado importante é evitar o contato direto do gesso com a água. Em banheiros, por exemplo, é recomendável utilizar uma camada de azulejo ou outro revestimento resistente à água na parte inferior das paredes, onde há mais exposição à água.

 

Se você anda precisando de gesso em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.



Ou seja, o gesso pode ser utilizado em áreas úmidas como banheiros e cozinhas, desde que sejam tomados os cuidados necessários para garantir a sua durabilidade e resistência à umidade. O uso do gesso acartonado e a impermeabilização adequada são fundamentais para garantir a qualidade e segurança da obra.


Procurando por Gesso - Venda em Sorocaba? Confira:



Entenda as principais diferenças entre o gesso comum e gesso acartonado e drywall


O gesso comum é feito a partir do pó de gesso misturado com água, formando uma pasta que é aplicada em superfícies como paredes e tetos. O gesso acartonado e o drywall são compostos de placas de gesso revestidas com uma camada de papel cartão ou fibra de vidro, respectivamente.

O gesso comum não é tão resistente quanto o gesso acartonado e o drywall. O gesso comum é mais frágil e pode trincar com facilidade, enquanto o gesso acartonado e o drywall são mais resistentes e duráveis.

A instalação do gesso comum é mais trabalhosa e demorada, pois exige a aplicação manual da pasta de gesso nas superfícies. Já o gesso acartonado e o drywall são mais fáceis de instalar, pois as placas são fixadas com parafusos em uma estrutura de metal, tornando a instalação mais rápida e eficiente.

O gesso comum é mais adequado para revestimentos de paredes e tetos em ambientes internos, enquanto o gesso acartonado e o drywall são mais versáteis e podem ser utilizados para a criação de divisórias, forros, sancas, nichos, entre outras aplicações.

O gesso comum não é resistente à umidade, enquanto o gesso acartonado e o drywall possuem uma camada de papel ou fibra de vidro que os tornam resistentes à umidade, tornando-os mais adequados para áreas molhadas, como banheiros e cozinhas.

Cuidados ao lidar com gesso em áreas úmidas

Ao lidar com gesso em locais úmidos, é importante tomar alguns cuidados específicos para garantir a durabilidade e resistência do material. Aqui estão alguns dos cuidados necessários:

  1. Utilizar gesso acartonado ou drywall: como mencionado anteriormente, o gesso acartonado é resistente à umidade e é recomendado para áreas úmidas. Evite utilizar o gesso comum, pois ele não é resistente à umidade e pode se deteriorar rapidamente.

  2. Impermeabilizar a área: antes da instalação do gesso, é importante realizar a impermeabilização adequada da área. Isso pode ser feito com a aplicação de um selante ou impermeabilizante nas paredes e no piso da área.

  3. Evitar o contato direto com a água: mesmo com o uso do gesso acartonado, é importante evitar o contato direto do material com a água. Em banheiros, por exemplo, é recomendável utilizar uma camada de azulejo ou outro revestimento resistente à água na parte inferior das paredes.

  4. Manter a área ventilada: ambientes úmidos favorecem a proliferação de mofo e bolor, o que pode comprometer a integridade do gesso. Por isso, é importante manter a área sempre ventilada, com janelas e portas abertas para a circulação de ar.

  5. Realizar a manutenção regularmente: para garantir a durabilidade e resistência do gesso em áreas úmidas, é importante realizar a manutenção regularmente. Verifique regularmente se há sinais de deterioração ou danos no material, como descolamento das placas ou aparecimento de mofo, e tome as medidas necessárias para reparar o problema.