Home office: como criar um ambiente que favoreça o trabalho

O modelo remoto veio para ficar e, por isso, o planejamento do escritório em casa merece atenção redobrada. Veja sugestões de profissionais de arquitetura para criar um ambiente que ofereça conforto e privacidade e estimule a concentração

 

Localizado próximo à janela, este home office aproveita a iluminação natural. A cadeira ergonômica é um item de conforto indispensável ao ambiente. | Projeto de Gigi Gorenstein | Foto: Gabbavisuals

 

Ter um escritório em casa talvez nãfosse prioridade nos projetos de interiores de três anos atrás. Porém, com a migração do trabalho para o formato remoto e a adoção de modelos híbridos no momento atual, montar um home office bem planejado e equipado de acordo com a atividade profissional desempenhada pelo morador se tornou uma necessidade incontornável. Diante da demanda em crescimento, profissionais de arquitetura reúnem aqui uma série de recomendações para criar um espaço prático e adequado. Confira:

Procurando por Arquitetos em Sorocaba? Confira:


Movimento que veio para ficar

A tendência de buscar um equilíbrio maior entre vida pessoal e profissional é anterior à pandemia e foi acelerada por ela. No modelo remoto, perde-se menos tempo no deslocamento casa-escritório e sobra espaço na agenda para atividades mais prazerosas. Em todo o mundo, um grande contingente de trabalhadores se recusa a retornar ao formato anterior, movimento que permite afirmar que o home office veio para ficar.  Por isso, é hora de pensar num ambiente com menos improviso e características mais perenes. “Algo que mudou nos últimos anos é a solicitação por espaços individuais de trabalho. Casais não querem mais compartilhar o home office, pois um pode tirar a concentração do outro ou podem surgir atividades conflitantes, como reuniões simultâneas”, diz a arquiteta Gigi Gorenstein.

Além de ser silencioso e oferecer privacidade a fim de favorecer a produtividade, o home office requer uma boa distribuição espacial e um mobiliário que ajude a manter a ordem. Acrescentar um toque de personalidade pode ser um estímulo extra à criatividade.

 


Para oferecer conforto, a bancada de trabalho precisa ter 75 cm de altura. O uso de cores neutras ajuda a criar um ambiente com atmosfera tranquila. | Projeto de Gigi Gorenstein | Foto: Edu Pozella

 

 

Se você está procurando por arquitetos em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores profissionais, confira nosso site.

 

Planeje uma boa estrutura

Quando é necessário compartilhar o home office, a bancada em L ajuda a setorizar qual é o espaço de cada usuário e garante certo isolamento. Apostar em cadeiras confortáveis é essencial. | Projeto do escritório PB Arquitetura | Foto: Henrique Ribeiro


No
 planejamento do espaço, os arquitetos Priscila e Bernardo Tressinoà frente do escritório PB Arquiteturalembram que o visual do home office da era digital precisa ser bem cuidado, especialmente o fundo visível atrás da cadeira. “Precisamos pensar no cenário que surge quando o morador abre a câmera durante uma reunião virtual”, comentam. As condições acústicas também pedem cuidado a fim de manter o ambiente livre de ruídos. Quanto à localização, o home office pode fazer parte do quarto ou das áreas sociais. Mas, se possível, reserve um local só para ele, isolado por portas.

Procurando por Arquitetos em Sorocaba? Confira:


Um bom projeto de marcenaria contribui para que o escritório se torne mais prático. “O mobiliário deve manter o que é necessário sempre a mão”, lembra a dupla da PB Arquitetura. Pense em prateleiras, nichos e gaveteiros para guardar o material de trabalho, além de uma bancada com área suficiente para o desenvolvimento das atividades e que ainda acomode acessórios de organização, como porta-canetas e pastas para papéis.

 

O canto de trabalho ganhou nichos para livros com estrutura metálica e prateleiras de madeira, que trazem um mood industrial. | Projeto do escritório PB Arquitetura | Foto: Henrique Ribeiro

No home office, o uso de cores neutras e sóbrias produz um clima sereno, que ajuda na concentração. Elementos que causem distração devem ser retirados de cena. Cadeiras ergonômicas, com apoio para os braços, regulagem da inclinação do encosto e da altura do assento, são essenciais para o conforto, assim como a altura correta da mesa, que deve ficar entre 70 e 75 cm acima do piso. Outro ponto importante é a iluminação: o ideal é posicionar o escritório junto a janelas para aproveitar ao máximo a claridade natural. Para as atividades noturnas, Priscila e Bernardo preferem apostar na iluminaçãgeral, vinda do teto, e branca, pois acreditam que focos de luz pontual e amarelada podem roubar a atenção e tirar a fluidez do trabalho.