Mitos e verdades sobre os revestimentos cerâmicos

A Cerâmica Atlas aproveita para esclarecer as principais dúvidas dos consumidores

Revestimentos Nave - OM15677 (hexagonal 22,3cm); Cosmos - OM15643 (20x20cm); Camélia - OM15642 (20x20cm) e Saché OM15414 (hexagonal 22,3cm). Fotos: Luis Gomes

 

Na hora de reformar a casa, são inúmeras as questões dos clientes sobre revestimentos cerâmicos. Para falar desse tipo de material tão presente no lar dos brasileiros, a Cerâmica Atlas, com expertise em cerâmicas grés de pequenos formatos, traz um especial com perguntas e respostas básicas sobre o assunto, além de inspirações para decorar cada cômodo com muito estilo. Confira a seguir!

Procurando por Pisos e Revestimentos em Sorocaba? Confira:

Principais Dúvidas: Revestimentos Cerâmicos

 

São indicados apenas para áreas internas?

Mito! Os revestimentos cerâmicos podem ser aplicados em ambientes externos e internos, em praticamente todos os cômodos da casa, até mesmo em fachadas! Também são bem-vindos para a integração de espaços, contribuindo para a unidade visual do projeto. Para quem prefere um décor criativo, a dica é criar composições junto com diferentes materiais. Para isso, a deve-se consultar um profissional especializado. 

Projeto de Marcos Santiago apresenta os revestimentos hexagonais Antares (OMD15208), Sirius (OMD15209) e Rígel (OMD15510), todos no formato 22,3cm. Foto André Monteiro


Podem ser usados em áreas úmidas e molhadas?

Sim, podem ser instalados em banheiros, cozinhas e lavanderias. “É um revestimento que tem características técnicas bem específicas, tais como pouca absorção de água e baixa expansão por umidade (EPU), sendo muito resistente. Por isso, pode ser utilizado em diversos locais, não só nas áreas internas. Em regiões muito quentes, contribui com a melhoria da sensação térmica do ambiente. Por fim, proporciona fácil instalação, manutenção e limpeza diária”, afirma a diretora da Atlas, Cristina Ricciardi Brisighello.

Revestimento Alvorada Azul (OMD16191), no formato 20x20 cm. Divulgação Cerâmica Atlas

 

Revestimento Agadir (OMD16194), no formato 20x20 cm e Marfim (OM5029 – hexagonal 22,3cm). Divulgação Cerâmica Atlas

 

Podem ser instalados em pisos e paredes? E na churrasqueira?

Sim, são perfeitos para todos esses casos. Com relação às paredes, a aplicação é permitida tanto para construções feitas em alvenaria, como nas estruturas feitas de drywall. Devido à sua alta qualidade técnica e resistência, as cerâmicas grés, da Atlas, podem ser utilizadas até mesmo em áreas gourmet. 

Procurando por Pisos e Revestimentos em Sorocaba? Confira:

Para se ter uma ideia, durante a fabricação, essas peças são submetidas a um processo de queima, em que as temperaturas ultrapassam os 1.100 graus. Dessa forma, as linhas são indicadas para o revestimento de churrasqueiras e fogões a lenha. Inclusive, os pequenos modelos quadrados e retangulares são práticos para a aplicação, pois tanto o recorte quanto o ajuste das peças são fáceis.

 

Se você está procurando por pisos e revestimentos em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 


 

Projeto de Andrea Murao com os revestimentos Malva (OM15646), no formato 20x20cm. Fotos de Eduardo Castello

 

Podem ser instalados dentro de piscinas?

Sim! Falando nisso, a novidade para as áreas de piscinas são os revestimentos cerâmicos de alta definição, que se assemelham a materiais naturais, como a pedra. Após a conformação/prensagem dos formatos e a aplicação dos esmaltes, as peças recebem em sua superfície um acabamento impresso, a partir de imagens transmitidas via computador para a impressora digital. Com isso, é possível reproduzir detalhes como veios, texturas e variações de tonalidade semelhantes a materiais naturais, que é perfeito para quem deseja criar um ambiente mais rústico.  

 

 

 

Projeto de Flavia Menezes com o revestimento Fiji (OMD14952), no formato 10cm x 10cm dentro e fora da piscina. Foto de JP Image

O que é a Linha REC, da Cerâmica Atlas?

Dentre as diversas opções da Cerâmica Atlas, a linha REC se destaca pelo reaproveitamento de 65% de resíduos industriais da fábrica para a composição das peças. Este processo, além de garantir alta durabilidade, promove uma estética exclusiva. “A linha REC é uma opção diferente e até mesmo ousada, já que sua coloração é irregular e maravilhosa, oferecendo muita ousadia para os ambientes, inclusive piscinas”, conta Cristina.

 

 

Revestimento Catânia (REC12320), no formato 10x10cm. Foto: Carlos Piratininga