Projeto elétrico, tudo que precisa saber!

Projeto elétrico quem pode ser projetista? O que é o memorial descritivo do projeto elétrico? Quem pode assinar o projeto elétrico? Projeto elétrico residencial é diferente do projeto elétrico industrial? Qual software de instalações elétricas usar? Essas são as principais dúvidas dentre muitas sobre projeto elétrico e o Mundo da Elétrica responde estas duvidas agora, vamos lá pessoal.

Procurando por Projetos Elétricos em Sorocaba? Confira:

O que é um projeto elétrico?

Projetos elétricos são a compilação de todos as informações referentes a eletricidade de uma instalação, máquina ou equipamento eletroeletrônico, estas informações podem estar em forma tabelas de dados elétricos, lista de componentes, diagramas elétricos, esquemas de distribuição de componentes, desenhos de peças, layout e etc.

Quando pensamos em projeto elétrico logo pensamos no projeto elétrica residencial, que é normalmente um diagrama com a distribuição de cabos posicionamento de tomadas e lâmpadas desenhados sobre a planta baixa de uma casa, prédio ou galpão.

 

Projeto elétrico residencial e projeto elétrico industrial, existe diferença?

É comum ouvir falar que o projeto elétrico industrial se diferencia do projeto elétrico residencial devido à diferença na quantidade de fases, uma instalação residencial tem uma ou duas fases (sistema monofásico e bifásico) e uma instalação industrial tem três fases (sistema trifásico), mas esta informação não é correta, pois um dos fatores que define a quantidade de fases de uma instalação elétrica é a potência instalada, ou seja, a quantidade de equipamentos instalados. Apesar de dificilmente acontecer, uma casa pode ser tão grande e ter tantos equipamentos que seja necessário uma instalação trifásica, mas isso não vai caracterizá-la como industrial.

O que de fato diferencia um projeto elétrico residencial de um projeto elétrico industrial são as características dos equipamento instalados (como uso de motores na indústria), a complexidade de sistemas extras que são exigidos em um projeto industrial (como um sistema de detecção e combate a incêndios por exemplo) e também a quantidade de carga prevista para a instalação.

Memorial descritivo de um projeto elétrico, o que é?

Em um projeto elétrico não existe uma quantidade máxima de informações, mas existe as informações mínimas necessárias para o projeto elétrico ser aceitável de acordo com as normas e os órgãos fiscalizadores como prefeituras, corpo de bombeiros e outros órgãos.

Todas as informações exigidas pelas normas como as de segurança em projetos exigidos pela NR10, as normas técnicas NBR5410 Instalações elétricas de baixa tensão, NBR5444 Símbolos gráficos para instalações elétricas prediais e outras que sejam necessárias, devem estar reunidas no memorial descritivo do projeto, que nada mais é que as informações escritas e tabelas do projeto de instalação.

Procurando por Projetos Elétricos em Sorocaba? Confira:

Quem pode ser projetista elétrico?

Qualquer pessoa com conhecimento técnico suficiente pode realizar cálculos de projetos elétricos, fazer desenhos, layout e criar as tabelas de um projeto elétrico, mas somente técnicos e engenheiros registrados no conselho competente de classe que é o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) é quem podem efetivamente se responsabilizar tecnicamente por um projeto.

A responsabilidade técnica de um projeto é conferida à um técnico ou engenheiro através da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), esta ART é um documento expedido pelo CREA que vincula um projeto, obra ou serviço a um profissional habilitado, o profissional vinculado a uma ART passa a ser responsável por determinado projeto, obra ou serviço e em caso de falhas responder por elas. 

Engenheiro civil pode assinar projeto elétrico?

Sim, engenheiro civil e mesmo outras áreas da engenharia como mecânicos possuem certa autonomia para se responsabilizares por projetos elétricos junto ao CREA.

O engenheiro civil  tem em sua grade de matérias durante a formação acadêmica, diversas matérias relacionadas a instalações elétricas. Vale lembrar que todas as outras áreas da engenharia que não os engenheiros da área da eletricidade têm limitações quanto a quantidade de carga instalada no projeto em que sejam responsáveis.

projeto elétrico em sorocaba

Software para projetos elétricos, vale a pena? Devo usar?

Sem dúvidas a grande maioria dos projetos elétricos são feitos em softwares, a grande quantidade de informações que as normas exigem em um projeto são facilmente corrigidas e verificadas por programas especializados em projetos elétricos, tanto programas para projetos elétricos residências, que são em sua maioria mais simples, quanto programas para projetos elétricos industriais, que podem ser bem mais complexos e automatizar uma grande quantidade de informações e cálculos que um projeto industrial deve conter.

O tempo de realização de um projeto elétrico feito através de um software é muito menor, o que faz com que a utilização de softwares atualmente seja quase que obrigatório.

Com estas dúvidas respondidas é mais fácil entender a importância dos projetos elétricos, osprofissionais da eletricidade cada vez mais se interessam pelo tema projetos elétricos e ainda existe no mercado uma grande carência por profissional que saibam ler e interpretar projetos elétricos.

Encontre aqui telefones e endereços de lojas de materiais elétricos em Sorocaba e região. Com o Guia do Construtor você encontra as melhores opções em construção civil: www.guiadoconstrutor.com.br/materiais-eletricos-em-sorocaba.

(via)