Reforma de apartamento revela o décor clássico em roupagem moderna

Realizado pela arquiteta Gabriela Mendes, referências sofisticadas como o mármore e as boiseries nas paredes são destaques no projeto com 140m²

 

No living integrado e destinado ao receber, a arquiteta Gabriela Mendes investiu na sofisticação da placa de mármore Michelangelo empregada como painel para TV. O azul, em diversas nuances, se fazem presente em vários elementos decorativos | Foto: Mariana Orsi

 

Procurando por Reformas em Sorocaba? Confira:

Pode parecer redundante afirmar, mas clássico é sempre clássico! Traços que marcaram períodos tem o poder de revelar uma leitura atualizada para expressar a sua força. No décor, o design clássico segue marcante com o encanto de recursos e efeitos de materiais como o marmorizado e as boiseries, molduras que surgiram na França para designar beleza às paredes.

 

Para um jovem casal com sua pequena filha Manu, a arquiteta Gabriela Mendes, à frente do escritório que leva seu nome, investiu nessas orientações para realizar o projeto do apartamento de 140m², localizado na capital paulista. Inspirada no estilo, a área social e integrada, bem como a ala íntima, mesclam uma profusão de elementos que conduziram a essência do projeto para a realização de um lar sofisticado e atemporal.

 

No living, a grande placa de mármore Michelangelo, posicionada como painel da TV, simboliza o requinte do bem-receber e do bem-estar. Seguindo a configuração, a profissional conduziu a expressão do clássico por meio da execução de expressivas molduras de teto, nas paredes e nos rodapés. “Interessante salientar que o contato dos clientes com nosso escritório foi justamente pela identificação que eles tiveram com o estilo de decoração quando acessam nossas redes sociais. Com essa sintonia, começamos a trabalhar”, revela Gabriela. “Propusemos um projeto que realizou uma mescla entre o clássico com o moderno, que se tornou uma linguagem única em todos os ambientes”, completa. Acompanhe o tour pelo imóvel:

 

Sala de estar

O living é o grande destaque do projeto com o mármore marcado pelo fundo branco, seus veios singulares e tons dourados. Na composição, a arquiteta investiu no bronze dos espelhos laterais e a leveza do rack branco e ripado. “Tamanha a magnitude da peça, preparamos uma logística para o içamento dessa peça Michelangelo. Todo cuidado teve como propósito o objetivo de não perdermos a unificação dos traços delicados que a natureza imprimiu na pedra”, recorda-se Gabriela.

 

Para promover a amplitude, o projeto modificou o layout original com a retirada da esquadria que dividia o estar com a varanda. Com mais espaço, o ambiente recebeu a estrutura do forro e as molduras de gesso, que dialogam com a exuberância das guarnições que adornam todas as paredes. No mobiliário, a disposição das peças foi conduzida para expressar o perfil do casal de moradores, que preza a alegria de acolher com carinho e conforto cada um de seus convidados. A arquiteta relata que a proposta original era dispor o sofá com duas poltronas, entretanto, com a demanda por mais assentos, o décor de interiores incluiu a colocação de um pufe ao lado da TV, bem como a execução de uma peça de madeira para a mesa de centro. “Apostando na versatilidade, ela também pode servir como mais um local para acomodar pessoas”, acrescenta.

Na paleta branca, o azul do tapete acrescentou vivacidade ao décor do living | Foto: Mariana Orsi

 

Clássico remete à arte. Por isso, não poderia faltar a inclusão de obras, com as pinturas executadas, especialmente para o projeto, pela artista plástica Ana Mendes. Duas telas, que evocam o azul escuro, preto e o dourado em uma técnica abstrata, estão presentes no hall de entrada e na sala. “Com a base neutra do projeto, pudemos ousar na obra de arte, que se harmonizou com maestria”, conta a arquiteta.

Procurando por Reformas em Sorocaba? Confira:

As boiseries ressaltam as telas pintadas pela artista plástica Ana Mendes| Foto: Mariana Orsi

 

Sala de jantar

Composta por uma mesa de madeira com oito posições de cadeiras estofadas, o ambiente é visto como uma continuidade do conceito de integração e receptividade. O clássico é evidenciado através do lustre de cristal – uma instalação que resultou em um desafio para a arquiteta. “Em função do pé-direito baixo, realizamos um estudo para posicionar não só esse, como os demais que constam em todo imóvel, já que não poderíamos perder a estética da boiserie. A solução foi trabalhar apenas com um rebaixo no entorno do teto, deixando o centro disponível para a peça”, detalha.

O lustre protagoniza a cena da sala de jantar com o rebaixo realizado no teto| Foto: Mariana Orsi

Lavabo

O lavabo impressiona pela combinação das aclamadas molduras que enfeitam as paredes pintadas na cor azul petróleo. No contraponto, a bancada e o piso em mármore branco ressaltam o apreço pelo clássico.

Atmosfera clássica no décor do banheiro executado por Gabriela Mendes | Foto: Mariana Orsi

Varanda

Integrada ao living, a varanda se tornou mais ampla e fluída. Na área da churrasqueira, a mesa redonda em tom fendi e com base em cone adicionam um toque de modernidade nas recepções realizadas pelo casal. Na outra ponta, o conjunto entre sofá e poltrona cria uma atmosfera gostosa para reuniões entre amigos, sem hora para acabar.

Os tons sóbrios, terrosos e amadeirados compõem o revestimento, mobiliário e detalhes da varanda | Foto: Mariana Orsi

 

Cozinha 

Na cozinha do apartamento, a cor fendi da marcenaria realça o refinamento de uma estrutura completamente otimizada para as demandas dos moradores. O clássico é descrito por meio do desenho dos armários e gavetas, acompanhados pelo puxador concha gold | Foto: Mariana Orsi

Procurando por Reformas em Sorocaba? Confira:



No projeto conduzido pela arquiteta Gabriela Mendes, cada cômodo é marcado pelo design e tonalidades únicas. Na cozinha, o primor da cor fendi prevalece na marcenaria que envolve todos os eletrodomésticos, incluindo o cooktop por indução, forno, geladeira e micro-ondas. “Não posso deixar de mencionar o desenho do mobiliário, com essas ‘almofadas’ esculpidas nas portas dos armário e gavetas, que foram finalizadas com o puxador dourado”, esclarece. Pensando na alimentação diária dos três, uma pequena copa foi incluída com a adição de uma mesa e um canto alemão, que deixou tudo mais espaçoso e confortável.

 

Se você está procurando por alguém que realize reformas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores profissionais, confira nosso site.

 

Quarto infantil e brinquedoteca

O quarto da pequena Manu e a brinquedoteca seguem a mesma estética com a predominância da paleta rosa. Para essa realização, a arquiteta promoveu algumas modificações no layout original da planta. “O banheiro que existia na brinquedoteca desapareceu para ser transformado em closet para nossa moradora”, detalha a profissional.

Detalhes em rosa, presentes no papel de parede, pintura, marcenaria e tapete, trazem o clima pueril para o quartinho da pequena Manu | Foto: Mariana Orsi

 

Quarto e closet do casal 

 

Foto: Mariana Orsi

No quarto do casal, um mix entre o cinza, o verde musgo do enxoval e os detalhes em dourado. Na cabeceira, a dupla proteção estofada deixa o ambiente ainda mais intimista e caloroso. No mobiliário, o desenho semelhante ao encontrado na cozinha se faz presente no móvel abaixo da televisão e, para completar, uma penteadeira seguida com um pequeno recamier.

Procurando por Reformas em Sorocaba? Confira:

 

Banheiros

Antes de toda repaginação, o casal já havia efetuado um upgrade com a construtora, que entregou o apartamento com alguns revestimentos, assim como pisos e bancadas. No projeto realizado por Gabriela, tudo foi removido e modificado, exceto as bancadas dos banheiros do casal e da criança, os espelhos dos banheiros, cubas e os metais. 

Nos banheiros dos dormitórios, a arquiteta entrou com gabinetes e pendentes, seguindo o padrão do mobiliário | Foto: Mariana Orsi

 

Lavanderia

Foto: Mariana Orsi

No projeto, até mesmo a lavanderia ganhou um toque especial especialmente para o projeto. Os móveis brancos seguem a mesma linha do restante, com os puxadores concha dourados.



Essa matéria foi concedida pela DC33. Muito obrigado Gabriela Mendes Arquitetura e DC33 pelo material disponibilizado.