Rufos de Pingadeira

Em épocas de chuva é de conhecimento geral a importância de proteger as casas contra tais intempéries. Afinal, ninguém gosta de vazamentos, mofos e corrosão acontecendo em sua residência.

Mas você já conhece os meios para evitar esses problemas? Muitos não têm conhecimento sobre as etapas que formam a barreira contra os agentes naturais, que são os causadores de aborrecimentos e gastos.

Procurando por Rufos em Sorocaba? Confira:

Nesta matéria iremos te apresentar um dos pilares que agem de frente contra as infiltrações e demais problemas ocasionados pela chuva. Para conhecer melhor esta peça, te convido a ler a matéria completa a seguir.

 

Como impedir a água?

 

 

Para proteger a casa e principalmente o telhado de desgastes ocasionados pela chuva, é importante vedar os materiais da água, através de impermeabilizantes por exemplo. Outro meio é tampar as fendas dos telhados e fazer a água escorrer, evitando que se acumule e adentre o teto, que futuramente pela exposição irá ocasionar inúmeros problemas.

O último meio citado é possível de se alcançar através de calhas e rufos. Eles são os responsáveis por direcionar a água e tampar as possíveis aberturas em que ela possa adentrar. Com os três componentes a sua casa irá durar muito mais tempo e o seu bolso se sentirá grato.

 

Diferenças entre calhas e rufos

 

 

Muito se é confundido quando se trata destes dois objetos. Normalmente as pessoas pensam que são a mesma coisa com nomes diferentes. Isso não poderia estar mais errado! Suas diferenças e função são tão distintas, que após você ler todas as informações nesta matéria, com certeza não irá mais esquecer e errar.

As calhas são dutos inseridos nas bordas de telhados, beirais ou outras superfícies inclinadas de edifícios para coletar e direcionar a água da chuva que escorre no telhado.

É importante ressaltar que manter elas limpas e desobstruídas é fundamental para o bom funcionamento delas, pois o acúmulo de entulhos e outros materiais pode atrapalhar o escoamento da água, podendo ocasionar danos ao sistema.

 

Se você está a procura de rufos em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Procurando por Rufos em Sorocaba? Confira:

Já os rufos são chapas metálicas utilizadas para proteger as junções e áreas vulneráveis de um edifício contra a infiltração de água, umidade e outros elementos indesejados. Eles são instalados em locais onde o telhado encontra paredes, chaminés, dutos de ventilação e outras áreas em que há potencial para a água entrar.

Eles são os responsáveis por canalizar a água para as calhas e como elas, também precisam de manutenção e serem desobstruídos regularmente. Então, conseguiu entender? Eles se conectam e complementam, mas são duas coisas diferentes.

 

Tipos de rufos

 

 

Você já deve ter percebido que o rufo é o principal nessa dupla de condutores, já que é a primeira etapa, a de tampão. Para se adequar a diferentes estilos de telhados existe diferentes tipos de rufos. Você agora se tornará craque de rufos e com certeza não vai mais ficar perdido na hora de escolher o ideal.

Os tipos de rufos são bem variados, mudam desde o material até o formato e escoamento. Os mais comuns são:

  • Rufo de Beiral: Instalados nas bordas do telhado, eles protegem as áreas onde o telhado encontra as beiradas do edifício, evitando que a água escorra para as paredes;
  • Rufo de Encosto: utilizado nos vãos entre as paredes e as telhas, impedindo a água de adentrar;
  • Rufo de Capa: como diz o nome é usado como uma capa no topo de muros e telhados, não permitindo que ela entre pelas telhas ou fique parada na superfície.
  • Rufo de Pingadeira: costuma ser usado em muros e paredes para evitar que a água pingue nelas e cause danos.

 

Rufos de Pingadeira

 

 

Todos os estilos de rufos servem bem ao seu propósito e se adequam as mais variadas casas, tudo depende do que você deseja. Mas em especial, há o rufo pingadeira. Ele se trata de uma “evolução” do rufo de capa, por proporcionar a mesma proteção, mas contar com uma canaleta em um dos lados, o que é bem eficiente.

Como citado brevemente acima, o termo pingadeira deriva da ação de "pingar", o rufo evita que a água pingue diretamente sobre a superfície da parede. Ele é inserido nas partes inferiores de janelas, portas ou outras aberturas de uma parede, protegendo a área abaixo dessas aberturas da chuva.

Alguns dos motivos para esse rufo ser uma ótima escolha na sua residência é:

  • É especialmente útil em áreas onde o fluxo de água da chuva é concentrado, como beirais de telhados ou varandas.
  • Esse tipo de rufo é geralmente feito de materiais duráveis ??e resistentes à corrosão, como metal (como alumínio, aço galvanizado ou cobre) ou materiais sintéticos de alta qualidade.
  • Ele pode ser projetado de diversas maneiras para se adequar ao estilo arquitetônico do edifício e à funcionalidade específica da abertura que está protegendo.
  • Ele contribui para a preservação da integridade da estrutura e ajuda a manter a aparência estética da construção ao prevenir manchas e danos causados ??pela água.

Por fim, não esqueça de contratar profissionais capacitados para realizar a instalação dos rufos e demais componentes. Além é claro, de utilizar materiais de qualidade ao comprar em lugares de confiança.