Saiba Como Funciona o Quadro de Energia da Sua Casa

De acordo com os especialistas da Sil Fios e Cabos Elétricos, para que a instalação elétrica funcione de forma segura é necessário que o projeto seja elaborado por um profissional qualificado para especificar os disjuntores com base nas especificações técnicas da Norma NBR-5410 Instalações Elétricas de Baixa Tensão, que define critérios para dimensionamento dos circuitos?| Foto: Freepik

 

Procurando por Materiais Elétricos em Sorocaba? Confira:

Você sabe como funciona o quadro de energia da sua casa? Independentemente do tamanho da edificação, o quadro de energia é um componente fundamental no projeto de instalação elétrica, desempenhando um papel crucial na distribuição segura e eficiente da eletricidade em seu lar.

Neste contexto, a Sil Fios e Cabos Elétricos destaca duas observações de extrema relevância: a importância do uso de fios de alta qualidade e a necessidade da realização desse trabalho por profissionais especializados. Os especialistas da Sil, também exploram em detalhes o funcionamento do quadro de energia e como estas práticas podem assegurar um sistema elétrico confiável e seguro para todos.

No universo da eletricidade residencial, um elemento silencioso, e muitas vezes esquecido, desempenha um papel determinante na manutenção da segurança e na distribuição eficiente da energia elétrica. Trata-se do quadro de distribuição, um conjunto complexo de itens que atua como o coração pulsante de toda instalação elétrica de baixa tensão. 

É nesse local que a eletricidade é canalizada e direcionada para os diversos pontos de uso em casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais. A Sil Fios e Cabos Elétricos, líder na produção e comercialização de fios e cabos elétricos de baixa tensão no Brasil, mostra como cada parte desempenha um papel vital na proteção da instalação elétrica e, sobretudo, das pessoas.

Nelson Volyk, Gerente de Engenharia de Produto da Sil, explica que, por ser um ponto importante da instalação elétrica, o quadro deve estar em um local visível e tampado. “Esse fechamento permite que apenas parte dos dispositivos esteja acessível, pois a outra, necessariamente, não deve ser acessada para minimizar o risco de choques elétricos”. De acordo com ele, uma segunda proteção é colocada na parte externa para que seja possível abrir e verificar se os disjuntores e DR estão armados. 

Os disjuntores são essenciais em situações de sobrecarga, pois quando é registrada uma corrente superior ao previsto para o circuito, são desligados para interromper a energia. Em situações de curto-circuito, ele age ainda mais rápido e desliga em uma fração de segundo. “Esta função não apenas preserva a integridade das instalações, como assegura a vida das pessoas”, salienta Volyk.

 

Quadro de distribuição de acordo com as normas

O uso de parâmetros diferentes dos indicados na norma técnica NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão incorre em grandes perigos. “Eu digo que essa leitura é um acompanhamento obrigatório para engenheiros e eletricistas”, reforça o gerente.  

 

Se você está procurando material elétrico em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

O dispositivo Diferencial Residual (DR) é um interruptor que desliga automaticamente a corrente elétrica quando identifica alguma fuga de corrente ou vazamento de energia dos condutores. Ele desarma o disjuntor onde ocorreu a falha, prevenindo eventuais choques elétricos. Em conformidade com a norma brasileira, é compulsória sua presença em locais molhados ou sujeitos à umidade, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. 

 

Os disjuntores que se conectam às instalações elétricas ficam localizados no quadro de distribuição | Foto: Freepik

 

Quais são os demais componentes de um quadro de distribuição?

 

  • Barramento de neutro: trata-se dos cabos azul-claro que estão ligados em um mesmo local. O condutor neutro fornecido pela concessionária é conectado a este barramento e os demais condutores neutros presentes na instalação são conectados a partir dele.
  • Barramento de terra: liga os condutores de proteção, comumente conhecidos como fio terra, que são sinalizados na cor verde ou em uma variação do verde com uma faixa amarela. O especialista da Sil pontua que ele não é oriundo da concessionária: é instalado no local através de uma haste de aterramento fincada no solo. “É deste ponto que o condutor terra é direcionado para o barramento de terra, de onde todos os outros fios terra usados na instalação se conectam”, completa.

 

Em quadros de distribuição menores, os barramentos neutro e terra podem existir, mas a junção dos condutores neutro e dos condutores terra estarão lá, provavelmente escondido pela fita isolante.

 

Atenção

É importante destacar que o número de disjuntores e DR sempre dependerá do cálculo realizado no projeto elétrico. Tomadas de uso geral (de 10 A) possui um disjuntor para cada circuito, assim como os de iluminação. Produtos que consomem mais de 10 A, como chuveiros elétricos e torneiras elétricas, contam com circuitos específicos e disjuntores dedicados. 

“É fundamental lembrar que não se deve simplesmente substituir um disjuntor por outro de valor nominal maior. Essa ação requer uma análise técnica, pois provavelmente será necessária a substituição por fios com seção nominal superior, para garantir o adequado funcionamento do circuito”, adverte Nelson.

 

No portfólio da SIL, o produto mais requisitado para atender as especificações das instalações elétricas é o Cabo FlexSil 750V, reconhecido por sua excelente flexibilidade |Foto: Sil Fios e Cabos Elétricos

 

Essa matéria foi concedida pela DC33. Muito obrigado Sil?Fios e Cabos Elétricos e DC33 pelo material disponibilizado.