Saiba como armazenar corretamente os principais materiais de construção

Armazenar os materiais de construção corretamente é essencial para evitar perdas e gastos desnecessários em uma construção, porém, é difícil prever alguns problemas que podem aparecer. Na maioria dos casos, os materiais são armazenados inadequadamente, gerando desperdício ou impossibilitando o seu uso, causando consequências diretas no custo final da obra. Os insumos costumam representar mais da metade dos custos de uma obra, portanto, saber como guardá-los é essencial.

O armazenamento dos materiais de construção é uma tarefa relativamente simples, mas deve ser feita com atenção, já que cada material possui suas próprias características e necessidades de conservação. Portanto, fizemos uma lista com os materiais mais utilizados em uma obra para te ajudar a armazená-los da forma correta.

Procurando por Materiais para Construção em Sorocaba? Confira:



Como armazenar materiais de construção ao realizar uma obra na sua casa

Tijolos e blocos de concreto

guardar os materiais de construção

Insumos como tijolos e blocos não são muito frágeis, portanto, não precisam ser armazenados em um ambiente fechado. Como são modulares, podem ser empilhados, observando apenas que o terreno seja firme, plano e sem umidade, para evitar quebras, tombamentos e rachaduras. Quanto mais próximos ao local da obra, melhor, assim será necessário menor tempo e esforço para o transporte do material no momento de utilizá-lo. 

Além disso, é necessário observar o tamanho das pilhas, normalmente o fabricante fornece recomendações. O mais comum é que as pilhas de tijolos tenham no máximo 1,50m de altura e que a distância entre as pilhas seja de 80cm e com comprimento de 50 tijolos. Já para os blocos, as especificações são diferentes: altura de no máximo de 1,20 metros; comprimento de no máximo 3 metros e largura de até 3 blocos.

Por último, é importante mantê-los cobertos com uma lona sempre que possível, para evitar umidade.

Procurando por Materiais para Construção em Sorocaba? Confira:

Cimento

Confira dicas para o correto armazenamento do cimento - Capacitação - Mapa  da Obra

Um dos materiais principais em uma obra é também um dos que requerem uma atenção maior. O cimento é um insumo altamente perecível, possuindo uma vida útil de aproximadamente 30 dias e pouca resistência à umidade, podendo tornar-se facilmente inutilizável. Por isso, é necessário estocá-los por pouco tempo e em um local fechado e bem protegido da umidade, com uma distância de 20 centímetros do chão - evitando que absorva umidade do solo. Para isso, o ideal é empilhá-los em cima de paletes ou alguma estrutura de madeira. O empilhamento deve ser de no máximo 10 unidades para evitar queda e possíveis desperdícios, em forma de cruz e alternadamente. Sempre que possível, mantenha coberto com uma lona para evitar umidade.

Dica extra: coloque etiquetas com a data de recebimento de cada pilha, para que os funcionários utilizem primeiro os mais antigos.

Areia e Brita

Dicas Valiosas para a Organização do seu Canteiro de Obras –

Usados abundantemente, a areia e a brita demandam proteção contra umidade e também contra o vento, principalmente as areias de granulometrias menores. O vento, a água da chuva, o calor do sol e outras intempéries podem afetar diretamente na quantidade de material utilizado na obra. Por isso, é importante não deixar a areia e a brita expostas por um período prolongado, já que o vento pode espalhar o material e este também pode ser contaminado por fezes de gatos, cachorros e sementes, ocasionando o nascimento de raízes e brotos. O ideal é armazenar esse material em um lugar plano, com contrapiso - para que não entre em contato direto com o solo - e protegido da chuva ou coberto por uma lona.

Dica extra: separe esses insumos por granulomeria, em repartições diferentes.