Andaimes: saiba qual o tipo ideal para a sua obra


Andaimes
 são estruturas temporárias – confeccionadas geralmente em madeira, alumínio e aço – muito utilizadas na construção civil para acesso e realização de trabalhos em lugares altos. São empregados em diversos serviços, em ambientes internos e externos, como, por exemplo, na demolição, reforma, pintura, limpeza e manutenção.

Escolher o andaime apropriado, de acordo com às características do trabalho a ser desenvolvido e terreno, é fundamental para evitar acidentes. Os modelos mais comuns de andaimes são: fachadeiro, móvel, em balanço, suspenso, cadeira suspensa, tubular,  industrial e multidirecional. Conheça os tipos de andaimes disponíveis e veja qual é o ideal para cada função em sua obra!

Procurando por Andaimes em Sorocaba? Confira:

Andaimes fachadeiros

Andaime fachadeiro
Andaime
 fachadeiro é composto por partes modulares tais como, quadros horizontais e verticais, placa de base, travessa diagonal (com travamento em X), guarda-corpo, tela, sapatas e escada. Esse tipo de andaime permite a montagem de vários níveis independentes, com livre acesso à área de trabalho para materiais e pessoas. Possui menor dimensão que o modelo tubular, indicado para locais mais estreitos. É recomendado o uso de andaimes fachadeiros para serviços de manutenção, reforma, construção, revestimento e pintura de fachadas, tanto em prédios quanto, indústrias.

Andaimes Móveis

São estruturas metálicas, semelhantes ao fachadeiro, mas com o diferencial de estarem apoiados sobre rodas, que facilitam em sua mobilidade. Fáceis de montar, são recomendados para superfícies planas e serviços de instalação e acabamento. E lembre-se, nunca mova esse tipo de andaime com a presença de materiais ou pessoas sobre ele!

Andaimes em balanço

Andaime em balanço

Andaimes em balanço são composições fixas, ou deslocáveis, projetadas para fora da edificação e suportadas por vigas ou estruturas em balanço. Estão presos, na estrutura obra, ou fixados por sistema de balanceamento. Recomenda-se o uso de andaimes em balanço na construção civil quando não é possível utilizar outro tipo ou não há superfície resistente para apoio.

Andaimes suspensos (ou balancim)

Andaime suspenso

São plataformas suspensas, apoiadas por vigas metálicas ou de madeira, e suportadas por cabos de aço que se movimentam para cima e para baixo com o auxílio de guinchos elétricos ou sistema de manivelas. Estão disponíveis no mercado em modelos duplos e para cargas leves e pesadas, ajustáveis a diferentes padrões e tamanhos de obras. São indicados para serviços de reparo, limpeza, revestimento externo, emboço – que é a primeira camada de cal ou argamassa assentada na parede, que serve para a regularização da superfície e base para o reboco, além de proteger contra infiltrações – aplicação de pastilhas, mármores e cerâmicas, e outros serviços de pedreiro em geral.  É um equipamento que permite grande mobilidade, segurança e produtividade.

Procurando por Andaimes em Sorocaba? Confira:

Cadeira Suspensa

É uma cadeira anatômica suspensa e presa a um cabo de aço e comandada por manivela ou guincho. Utilizada em locais onde não é possível a montagem de outros tipos de andaimes, serve para a realização de trabalhos de pintura, limpeza de fachada ou para serviços em locais fechados e com pouco espaço, como silos, poços e chaminés.

Andaimes tubulares

Andaime Tubular

Estruturas montadas de duas em duas, esse modelo de andaime forma torres que podem ser apoiadas sobre bases fixas ou rodas, sendo facilmente adaptados para pequenos ou grandes espaços e a outras  necessidades do canteiro de obras. Fabricados em aço inox ou aço-carbono, possuem maior durabilidade e encaixes simples e firmes, que dispensam ferramentas específicas para montagem. Podem ser usados com diversos acessórios, entre eles: sapatas fixas e reguláveis, piso metálico e rodapé (substituindo as tábuas), rodas de PU, escadas, carretilhas, braçadeiras fixas e giratórias etc. É o modelo de andaime mais utilizado e indicado para diversos tipos de obras, recorrente em serviços que vão desde a colocação de parede à manutenção e limpeza.

Andaime industrial

Possui estrutura e aparência muito parecida ao andaime tubular, a única diferença é o sistema de travas em X que proporciona maior segurança ao operário.

Procurando por Andaimes em Sorocaba? Confira:

Andaime Multidirecional

Andaime Multidirecional

Composto por peças de encaixe, com cunhas e rosetas, é indicado para obras que demandam flexibilidade quanto ao acesso. É muito utilizado em obras maiores ou para a criação de escadas temporárias.

Andaimes devem passar por inspeção ao final da montagem e diariamente, pelos usuários e responsáveis pela obra. O uso de equipamentos de proteção individual, além da escolha do tipo certo de andaime de acordo com as características do trabalho e local, é fundamental para prevenir acidentes, portanto, lembre-se sempre de usar EPIs! Já sabe qual é o melhor andaime para cada função em sua obra? Deixe para nós seus comentários!

 

(via)