Como limpar seu piso de vinil

O vinil é um dos tipos de piso mais populares atualmente. Mas qual o motivo disso?

Por um lado, ele é versátil e fácil de limpar. O vinil é resistente à água e às manchas e vem em uma variedade de formas, cores e padrões. Muitas vezes confundido com laminado, o vinil é, no entanto, mais resistente a danos e arranhões.

Se você tem um piso de vinil, está com sorte! Há muitas maneiras de manter o piso com aspecto de novo. Você pode até usar ingredientes naturais, como vinagre - sem a necessidade de produtos químicos.

Procurando por Pisos Vinílicos em Sorocaba? Confira:

O que é piso de vinil?

O vinil é um tipo de piso resistente feito de PVC e vários outros compostos. Esses componentes se combinam para criar designs e cores diferentes. Eles podem vir em formato de ladrilhos ou folhas sendo aplicados no contrapiso com a ajuda de um adesivo especial, ou cola específica para esse fim.

Frequentemente usados em ambientes comerciais, os pisos de vinil são fáceis de limpar e resistentes à umidade. Ele também vem em várias faixas de preço, tornando-o uma escolha possível para pessoas com orçamento limitado.



Imagem: Unsplash


Vantagens do piso de vinil


O piso de vinil pode suportar tráfego intenso por um longo tempo, em comparação com outros pisos, e é por isso que é tão popular para uso comercial. Um piso de vinil bem conservado pode durar até 20 anos. Alguns fabricantes oferecem até 15 anos de garantia!

Uma das principais razões pelas quais muitos proprietários optam diretamente pelo vinil são as várias opções de estilo e cores disponíveis. Ladrilhos e folhas de vinil podem imitar uma variedade de padrões e outros tipos de piso, como concreto, madeira, pedra e cimento. 

Também é fácil estilizar sua casa do jeito que você quiser, graças às diferentes cores disponíveis. Se você se incomoda com a superfície porosa do mármore, mas ainda quer o visual luxuoso do banheiro principal - o vinil é uma excelente opção. É uma ótima maneira de expressar a si mesmo e seu estilo, misturando e combinando diferentes cores e padrões.



Imagem: Unsplash

Pisos duros, como ladrilhos e pedra natural, podem ser ásperos para o corpo enquanto nos levantamos e andamos. Sem falar na frieza que podem acumular durante o inverno. No entanto, devido à construção em PVC, os pisos de vinil são macios para andar e pisar e trazem conforto térmico. Além disso, uma camada muito fina de feltro ou espuma é colocada sob o vinil, o que dá mais flexibilidade ao piso. Esta camada protetora extra também ajuda a prolongar a durabilidade do piso.

Procurando por Pisos Vinílicos em Sorocaba? Confira:

 

Melhores ferramentas e produtos para limpar pisos de vinil

Como o vinil é duradouro e resistente à água, produtos químicos e manchas, é difícil usar o produto ou ferramenta errada.


Imagem: Unsplash

As seguintes ferramentas são essenciais para a limpeza de um piso de vinil:

1. Vassoura de cerdas macias:

Em pisos de vinil, preferimos uma vassoura macia para uma limpeza rápida. Embora a superfície seja resistente à água e manchas, pequenos arranhões podem acontecer se você estiver usando uma vassoura de cerdas mais duras.

2. Aspirador de pó:

Um aspirador também é altamente eficaz na remoção de partículas finas de poeira, sujeira e cabelo. Também é mais fácil de usar do que uma vassoura tradicional, já que você simplesmente o desliza pelo chão. Muitos proprietários não têm certeza se é ou não seguro aspirar pisos de vinil, mas não se preocupe - é perfeitamente seguro. 

3. Esfregões giratórios

Quando limpamos um piso de vinil, podemos usar um esfregão giratório. Eles são excelentes, pois você pode torcer rapidamente o esfregão para deixá-lo úmido.

4. Rodo e pano de chão

Gosta de fazer seus próprios produtos? Você pode fazer uma solução à base de água, vinagre e seu óleo essencial favorito para refrescar sua casa. Se você estiver usando um rodo e um pano, despeje esta solução no balde. Caso queira uma limpeza mais profunda, use algumas gotas de sabão líquido ou um limpador próprio para pisos de vinil.
Observe, porém, que um limpador especializado é uma boa opção se você quiser ajudar a preservar o acabamento. Sabões em pó ou líquido podem deixar uma película, ou resíduo no piso de vinil, por isso é essencial passar um pano úmido após a limpeza.

Após o enxágue, é importante secar bem o piso com um pano. Isso reduzirá quaisquer manchas de água e evitará o desgaste precoce do piso. É importante ter em mente que, embora o vinil seja resistente à água, ele não é à prova d'água. Portanto, lavar só deve ser feito quando necessário. Lavar com muita frequência pode estragar o acabamento do vinil e até mesmo enfraquecer o adesivo. Pior ainda, pequenas quantidades de água podem penetrar pelas costuras e bordas e entrar no feltro ou espuma, causando mofo ou bolor.