Pó de Pedra e Areia Industrial: Entenda as Diferenças e Suas Aplicações na Construção Civil

Foto: reprodução/kerbermix.com.br

 

O concreto é um dos materiais mais consumidos no mundo, exigindo uma grande quantidade de recursos para sua produção, especialmente areia e brita. No entanto, devido à crescente demanda, esses materiais naturais estão se tornando escassos em muitas regiões. Como alternativa, o pó de pedra e a areia industrial têm sido incorporados às misturas de concreto, oferecendo uma opção mais econômica em comparação aos agregados naturais.

Procurando por Areia e Pedra em Sorocaba? Confira:

Pó de Pedra

O pó de pedra é produzido a partir do processo de britagem de rochas, com partículas menores que 4,75 mm e distribuição granulométrica homogênea. Pode ser derivado de várias rochas, como basalto, gnaisse, calcário, arenito e hematita. Por exemplo, o basalto, com cerca de 50% de sílica em sua composição, interage melhor com a mistura, reduzindo os vazios no concreto.

O pó de pedra é versátil e possui várias aplicações na construção civil, como em usinas de asfalto, fabricação de pré-moldados, sub-base em obras de terraplanagem, confecção de argamassa e massa asfáltica, entre outros. Anteriormente considerado resíduo, o pó de pedra agora é valorizado por suas vantagens, como o aproveitamento de material das pedreiras, redução do consumo de cimento e custo final reduzido.

 

Se você está procurando areia e pedra em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Foto: reprodução/kerbermix.com.br

 

Areia Industrial

A areia industrial, também conhecida como areia artificial, é derivada da britagem de rochas, com grãos cúbicos menores que 3,75 mm, semelhante à areia natural. É um material secundário produzido a partir de sedimentos arenosos de várias rochas, como quartzito, calcário, basalto e arenito.

A areia industrial possui várias vantagens, como curva granulométrica constante, aderência da pasta de cimento, ausência de impurezas orgânicas, preservação de leitos e margens de rios e custo mais baixo que a areia natural. É amplamente utilizada na produção de concreto e argamassas, substituindo parcial ou totalmente a areia convencional.

 

Conclusão

Tanto o pó de pedra quanto a areia industrial são materiais derivados da britagem de rochas e são excelentes substitutos para a areia natural na construção civil. Além de reduzir os impactos ambientais dos processos de britagem, esses materiais oferecem benefícios econômicos e técnicos para a produção de concreto e argamassas. Fique atento ao nosso blog para mais conteúdos relacionados à construção civil.

 

Fonte: kerbermix.com.br