Telhas de Fibrocimento: Resistência e Versatilidade na Construção

As telhas de fibrocimento são elementos fundamentais na construção civil, conhecidas por sua durabilidade, resistência e versatilidade. Fabricadas a partir de cimento, fibras de celulose e sílica, essas telhas são amplamente utilizadas em coberturas de residências, indústrias e edifícios comerciais. Vamos explorar o que são, suas características e outras curiosidades sobre esse material tão presente na construção.

Procurando por Telhas em Sorocaba? Confira:

O que São Telhas de Fibrocimento?

As telhas de fibrocimento são produzidas através da mistura de cimento, fibras de celulose e sílica, resultando em um composto resistente e durável. O processo de fabricação envolve a aplicação de prensagem e cura em autoclave, o que confere à telha suas características únicas.

 

Características Principais

  • Durabilidade e Resistência: As telhas de fibrocimento são reconhecidas por sua durabilidade e resistência às intempéries climáticas, como chuva, vento e calor, além de serem resistentes a fungos e cupins.
  • Leveza e Facilidade de Manuseio: Apesar de sua resistência, as telhas de fibrocimento são relativamente leves, facilitando o transporte e a instalação, além de demandarem menos estrutura de suporte.
  • Isolamento Térmico e Acústico: Proporcionam um bom isolamento térmico e acústico, mantendo as temperaturas mais estáveis e diminuindo a propagação de ruídos.
  • Versatilidade de Modelos: Disponíveis em diferentes formatos, como onduladas, coloniais e lisas, além de opções variadas de cores, possibilitando adaptação a diferentes estilos arquitetônicos.

 

 

Curiosidades sobre Telhas de Fibrocimento

  • Origem e Evolução: As telhas de fibrocimento foram inventadas no final do século XIX, evoluindo ao longo do tempo para oferecer maior resistência, durabilidade e eficiência.
  • Reciclagem e Sustentabilidade: O fibrocimento pode ser reciclado, ajudando na redução de resíduos e no reaproveitamento de materiais.
  • Preocupações com a Segurança: Devido à presença de amianto em versões mais antigas, algumas telhas de fibrocimento foram substituídas por alternativas mais seguras, sem esse componente.
  • Manutenção e Cuidados: Apesar da resistência, é importante realizar a manutenção periódica, como limpeza e inspeção para evitar acúmulo de sujeira ou danos que possam comprometer a integridade da cobertura.

 

Se você está procurando por telhas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Conclusão

As telhas de fibrocimento são escolhas populares na construção devido à sua durabilidade, versatilidade e eficiência. Com uma vasta gama de modelos e características favoráveis, elas se tornaram uma opção confiável para coberturas, agregando valor estético e funcional às construções. Vale destacar a importância de adquirir produtos de qualidade e realizar a manutenção adequada para garantir a longevidade e a eficiência da cobertura.